Avaliação Correspondentes Bancários - Interior de Goiás

Páginas: 30 (7315 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
Índice
Índice 1
1.Introdução 2
2.Objetivos e Métodos 2
3.Alto Paraíso de Goiás 3
3.1 Histórico 3
3.2 Dados gerais 4
3.3 Atividade Econômica 4
3.4 Bancarização Alto Paraíso 4
3.4.1 Bancarização em São Jorge, distrito de Alto Paraíso 5
4.Colinas do Sul 5
4.1 Histórico 5
4.2 Dados gerais 5
4.3 Atividade Econômica 6
4.4 Bancarização Colinas do Sul 6
5.Pirenópolis 7
5.1 Histórico7
5.2 Dados Gerais 7
5.3 Atividade Econômica 8
6.Análise Comparativa 9
6.1 Correspondentes Bancários 9
Interesses públicos, privados na instalação de correspondentes bancários 13
13
Bibliografia: 14





1. Introdução
O presente documento almeja expor as impressões e conclusões da pesquisa de campo, sobre os correspondentes bancários, realizada em três municípios do interior deGoiás: Alto Paraíso, Colinas do Sul e Pirenópolis. Tal pesquisa foi possibilitada pelo Projeto Conexão Local da FGV-SP e foi efetuada em julho de 2010 pelos pesquisadores: Matheus Lopes Braz, estudante de Administração de Empresas, Rafael Camargo Knirsch, estudante de Administração Pública e Natalia Noschese Fingermann, doutoranda em Administração Pública e Governo e orientadora da pesquisa.As divergências econômicas, políticas, sociais, geográficas e populacionais de cada município amplia o escopo da pesquisa de campo e possibilita entender a relevância dos correspondentes bancários, verificando-se seus objetivos e limitações em cada um dos casos.
Durante a pesquisa de campo preocupou-se em relevar as semelhanças e diferenças nas opiniões dadas pelos entrevistados, como umaforma de dialética, a fim de se chegar mais próximo dos fatos. Também se traçou um paralelo entre a chegada e a ampliação dos serviços bancários e microfinanceiros oferecidos na região com o desenvolvimento do turismo e do comércio por microempreendedores locais.
De forma geral, a expansão no acesso aos serviços bancários mostrou-se benéfica socioeconomicamente para todos os municípios estudados.Este fato pode ser verificado tanto para os serviços fornecidos unicamente pela Caixa Econômica Federal e seus correspondentes, como por exemplo, o Programa Bolsa Família e aposentadoria do INSS, como também para os serviços corriqueiramente oferecidos pelos demais bancos, como saques, pagamento de contas, depósitos, etc.
Esta melhoria socioeconômica é fruto da redução do dispêndio da populaçãocom longas e custosas viagens, que antes se faziam necessárias para acessar qualquer tipo de serviço bancário. Deste modo, além de aumentar o poder de compra e a qualidade de vida dos cidadãos, estes ficam mais propícios a consumir produtos oferecidos em seus próprios municípios, devido a sua permanecia no mesmo. Sendo assim, este processo, além de impulsionar a economia local, cria um efeitomultiplicador de renda, mantendo o capital entre os próprios munícipes. Contudo, o maior acesso aos serviços bancários e conseqüentemente a maior disponibilidade do microcrédito, não se mostrou como um fator decisivo para o desenvolvimento e a ampliação de empreendimentos turísticos.

2. Objetivos e Métodos
O presente trabalho visa realizar uma reflexão comparativa a respeito do impactosocioeconômico dos correspondentes bancários nos três municípios já referidos, os quais possuem realidades infimamente distintas. Ou seja, pretende-se verificar se a chegada e a disponibilização de serviços bancários aquecem a dinâmica econômica, estimulando o empreendedorismo local e dando novas perspectivas ao desenvolvimento econômico e turístico através do uso de financiamentos. Agregam-se a isso osbenefícios sociais para a população de forma geral, já que, reduz a necessidade de grandes locomoções para a utilização dos serviços bancários e para a retirada dos benefícios sociais do governo, aumentando significativamente o poder de consumo das pessoas de baixa renda.
Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura especializada em finanças, microfinanças e seu impacto local. Em paralelo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correspondente bancario
  • correspondente bancario
  • correspondente bancario
  • Correspondente bancario
  • CORRESPONDENTE BANCARIO
  • Correspondentes bancários
  • interior de goias
  • Apostila de Correspondente Bancário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!