Avaliaçõa escolar

1301 palavras 6 páginas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO

Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre a avaliação no contexto educacional, caracterizada em sua amplitude, nos aspectos que lhe dão a devida relevância e na ótica dos autores que têm oferecido contribuições.

Abstract: This research is a reflection about the education assessment, with emphasis on its scope, most important issues and the views of authors who seek to offer contributions.

Palavras-Chave: Avaliação; Educação; Professor

Key Words: Assessment; Educational; Teacher

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica. Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizada ao longo das décadas como atribuição de notas, visando a promoção ou reprovação do aluno. Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o "feedback" pelo qual se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais. Hoje a avaliação, conforme define Luckesi (1996, p. 33), "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, obrigando, conseqüentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo. A avaliação no contexto educativo, quer se dirija ao sistema em seu conjunto quer a qualquer de

Relacionados

  • Did
    3840 palavras | 16 páginas