Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço em uma unidade de alimentação e nutrição (uan) de uma empresa localizada no distrito industrial de manaus/am.

1033 palavras 5 páginas
UNIDADE DE ALIMENTAÇÂO E NUTRIÇÂO (UAN)

A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) consiste em uma unidade ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição (TEIXEIRA et al., 1997). No Brasil, as UANs iniciaram no governo de Getulio Vargas, que em 1939 decretou a lei número 1238 obrigando as empresas com mais de 500 funcionários a instalar refeitórios para os mesmos no local onde se concentrava a força de trabalho. Desse momento em diante, os processos relacionados à preparação de alimentos evoluíram e surgiram as primeiras empresas prestadoras de serviços na área de alimentação industrial. Inicialmente, as próprias empresas eram responsáveis pela aquisição, processamento e distribuição das refeições aos seus funcionários, sem se preocupar em gerar lucros ou conter recursos. Com o tempo, criaram-se uma série de empresas prestadora de serviços em UANs, que eram responsáveis pela aquisição da matéria prima, transformação e distribuição das refeições para seu público interno (RIBEIRO, 2002).

As vantagens da presença de restaurantes nas empresas, para os funcionários são referentes à garantia de alimentação saudável, reposição energética, qualidade e higiene do produto oferecido, através do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) de acordo com as recomendações do Ministério do Trabalho.

O objetivo primário de uma UAN é servir refeições saudáveis do ponto de vista nutricional e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário (TRANCOSO & TOMASIAK, 2004), no sentido de manutenção e/ou recuperação da saúde do comensal, visando auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis (PROENÇA et al.,2005).

Nesses estabelecimentos, são necessários processos administrativos, operacionais e de controle como em uma indústria clássica (RIBEIRO, 2002). A equipe da UAN tem como objetivos a produção de refeições nutricionalmente adequadas, seguras sob o aspecto de higiene e financeiramente viáveis. Além disso, ainda precisa

Relacionados

  • Relatorio UAN
    10478 palavras | 42 páginas
  • Relatório UAN
    8964 palavras | 36 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas