Avaliação de um eléctrodo selectivo para o anião nitrato

682 palavras 3 páginas
Avaliação de um eléctrodo selectivo para o

anião nitrato (NO3-)

Objectivo:

Determinação do limite inferior de resposta linear (LIRL) e do limite inferior de detecção (LPD), bem como do coeficiente de selectividade (Kpot) de um eléctrodo selectivo para o anião nitrato (NO3-).

Introdução:

A potenciometria está baseada na quantificação de força electromotriz (f.e.m) dos eléctrodos como função da concentração da solução em análise, ou seja, é baseada na utilização de eléctrodos para medir potenciais que produzem informações químicas. Esta técnica de análise recorre à medida do potencial de uma célula electroquímica na ausência de corrente eléctrica. Uma célula galvânica é constituída por um eléctrodo indicador e um eléctrodo de referência, ligados a um potenciómetro (figura 1).

Figura 1 – Esquema de uma célula galvânica

O eléctrodo de referência tem potencial conhecido, constante e permite conhecer com exactidão o potencial da semi-célula de um eléctrodo, independentemente da concentração da solução a analisar. Sendo assim é possível medir diferenças de potencial ao fechar o circuito de medição em conjunto com o eléctrodo indicador. Este eléctrodo funciona como ânodo. O eléctrodo de referência usado nesta actividade experimental foi o de dupla junção. Este é constituído por um fio de metal mergulhado em solução (KCl, por exemplo) que se encontra dentro de um corpo de plástico ou vidro, onde há uma junção salina. Este por sua vez encontra-se mergulhado numa outra solução que permite o ajuste da força iónica da solução dentro do eléctrodo, onde existe também uma segunda junção salina Os eléctrodos selectivos (indicadores) são eléctrodos sensíveis a determinados catiões ou aniões e o seu potencial real depende da actividade dos iões em solução, que são absorvidos pela membrana, ou seja, e o seu potencial vai variar em função da actividade desses mesmos iões tornando possível a obtenção da concentração desse ião, através do

Relacionados

  • Mineração - Diagramas
    58730 palavras | 235 páginas
  • Análise Química Volumétrica
    40490 palavras | 162 páginas