Avaliação da qualidade de vida de idosos diabéticos tipo ii: aplicação do questionário sobre a qualidade de vida no diabetes (dqol)

5246 palavras 21 páginas
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DIABÉTICOS TIPO II: APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO DIABETES (DQOL)

Resumo: A Qualidade de Vida (QV) é um importante indicador de saúde, sua determinação permite mensurar o bem estar de grupos específicos bem como as necessidades encontradas pelos mesmos. O diabetes mellitus (DM) está associado a complicações que comprometem a produtividade, a sobrevida e a QV dos portadores. Por ser o DM uma doença crônica que acomete a população de idosos, ele pode afetar negativamente a QV deste grupo. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a QV de uma população de idosos portadores de DM tipo II residentes no município de Ilha Solteira-SP. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido no município de Ilha Solteira. A amostra foi composta por 70 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A coleta de dados ocorreu durante os meses de abril a novembro de 2008. Os dados foram coletados por meio de entrevista domiciliar dos idosos através de um instrumento de caracterização dos sujeitos e do Questionário sobre a Qualidade de Vida no Diabetes (DQOL). Os resultados mostraram que, a idade variou de 60 a 89 anos, 62,86% dos idosos eram do sexo feminino, 61,43% casados e 30,0% viúvos, 34,29% tinham de 4 a 7 anos de escolaridade. O tempo de diagnóstico de DM tipo II variou de 1 mês a 40 anos, 91,43% realizavam tratamento medicamentoso e 64,29% faziam uso da insulina NPH, 85,71% tinham pelo menos uma patologia não associada ao DM, sendo a mais comum a Hipertensão Arterial. Dos entrevistados 15,71% possuiam Macroangiopatias e 48,57% Microangiopatias. Estudos desse nível reafirmam as necessidades encontradas por esse grupo populacional, e sugerem a necessidade de políticas de saúde direcionadas a sanar tais necessidades, e dessa forma atuar de maneira efetiva na elevação de QV dos idosos portadores de doenças crônicas.
Palavras chave:

Relacionados

  • cuidado farmaceutico atencao basica saude 2
    54560 palavras | 219 páginas