Avalgeo 8ano Jr1bim15

534 palavras 3 páginas
1. Podemos observar, estudar e regionalizar o mundo de diferentes maneiras, para tal podemos considerar uma multiplicidade de aspectos. A partir de seus conhecimentos sobre os estudos de regionalização em geografia citedois critérios utilizados para regionalizarmos o mundo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Leia as seguintes afirmações sobre a relação entre o P.I.B. per capita e o desenvolvimento econômico e social; depois assinale com um V as verdadeiras e com um F as falsas:

() Quanto maior a produção de riqueza por habitante maior também é a possibilidade de investimentos sociais;
( ) O poder de investimentos econômicos feitos pelos governos não está ligado à produção de riquezas no país;
( ) A arrecadação de impostos não será prejudicada mesmo se houver baixa produção de bens e serviços no país;
( ) Uma baixa produção de riquezas por habitante limita o poder de investimentos gerados pelos governos, por conta da menor arrecadação de impostos.

3. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ficou evidente a grande diferença entre o desenvolvimento dos países no mundo. O envolvimento de grandes potências nesse conflito resultou em grandes avanços cientifico e tecnológico, desta formasuas economias também se reergueram com força enquanto os demais países permaneceram, em geral, atrasados.
Assim, na década de 1950, surge uma generalização – hoje insuficiente para regionalizar o mundo – que dividiu os países em quais categorias?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Durante o longo período da Guerra Fria (1945-1989) surgiu uma nova regionalização mundial baseada nas condições socioeconômicas. Deste modo os países do mundo capitalista eram classificados em

Relacionados