Avalcaiação na prática pedagógi

298 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD

Disciplina: Avaliação da Aprendizagem
Professoras:

Tutora à distância:
Cursista:

Ensinando, aprendendo e avaliando A Educação não é mais uma ação isolada, mas inserida nas pautas sociais, políticas, econômicas e culturais, ou seja, passa-se da ideia de um sujeito isolado para ideia de um sujeito social que constrói e reconstrói seu processo de aprendizagem durante seu percurso de vida. A aprendizagem é a construção de competências e capacidades por meio da reelaboração pessoal de elementos social e culturalmente transmitidos. É uma forma de apropriação e de ressignificação da cultura pelo sujeito e interage com seu desenvolvimento. Mobiliza elementos cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, sociais e físicos. O ato de avaliar não é simples. Faz-se necessário que o professor se respalde no conhecimento político da educação, da escola, do seu aluno e de si mesmo como educador. A avaliação tinha como objetivo medir resultados finais em detrimento da aprendizagem. Atualmente, ela tem como objetivo regular e adaptar a prática pedagógica às necessidades dos alunos, considerando nesse processo avaliativo o professor, o aluno, a escola e a família. Nesse sentido, uma proposta avaliativa precisa ponderar a perspectiva que não exclui a criança, mas que a agrega ao processo de construção do conhecimento. Enfim, avaliar requer um conhecimento amplo do aluno. Precisa conhecer o processo da aprendizagem do aluno para poder realizar a avaliação.
Referências Bibliográficas:
AUGUSTO, Marisley. Alfabetização. Todas as Letras. Orientações para o Professor. Editora Saraiva. São Paulo, 2004. p. 10 e 11.
Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações para a Inclusão da Criança de seis anos de idade. LEAL, Telma Ferraz et. al. Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão. Estação Gráfica. Brasília, 2006, p. 97 a

Relacionados