avahina e Índia romperam suas relações com o Reino Unido

1356 palavras 6 páginas
Aula-tema 6 - Crescimento Econômico dos BRIC – Brasil
Nessa aula vamos discutir o crescimento econômico do Brasil ao longo da história, destacando os determinantes de seu desempenho, marcado porfases de prosperidade e por outras de estagnação e inflação.
Ao contrário da Índia e da China, o Brasil é uma nação relativamente nova, com pouco mais de 500 anos de história. Este país nasceu como umacolônia de Portugal e aqui se montou uma estrutura econômica voltada para a exportação de bens primários com pouco processamento, como açúcar, minérios, produtos florestais, algodão, café, entreoutros. O Brasil herdou de Portugal uma população heterogênea, formada por escravos negros e indígenas, proprietários de terras e comerciantes de várias nacionalidades. Por conta disso, o país tem umapopulação mestiça, culturalmente diversa e que segue várias religiões, como ao Catolicismo, a Umbanda, o Candomblé, o Espiritismo Kardecista e os vários ramos da Igreja protestante. Aqui, essa diversidadenão gera discriminação e violência.
O Brasil se tornou uma nação independente em 1822 e até 1889 foi governado por Dom Pedro I e Dom Pedro II. Após essa data foi implantada a República. Mas ademocracia plena só foi conquistada aos poucos e apenas nos anos 1990 passamos a votar diretamente para todos os cargos políticos, de prefeito a presidente. Desde a época de colônia, o Brasil tevedesempenho econômico marcado por períodos de alto e baixo crescimento por conta de uma estrutura econômica que dependia muito das exportações de produtos primários para crescer, cujos mercados o país não tinhacomo influenciar diretamente. Após as décadas de 1930 e 1940, isso começou a mudar, pois a industrialização reduziu essa dependência, mas não a eliminou.
Gráfico 1 - Crescimento do Produto InternoBruto do Brasil de 1900 a 2005

O gráfico 1 mostra que o PIB do Brasil cresceu constantemente ao longo do Século XX, fato que já havíamos discutido na aulas 1 e 2. Mas o gráfico 2 deixa Aula-tema 6 -

Relacionados