ava aula tema 4

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Universidade Anhanguera



Curso: Enfermagem
Noturno/2°A
Fernanda de Farias Correia 7251606196
Ednólia Lopez 7629716293
Iara Galvão 7091567875Amanda Xavier 7633714774
Profª: Elmer





Direito e LegislaçãoBRASÍLIA 2014


O presente trabalho objetiva subsidiar a Cidade Satélite de Planaltina no Distrito Federal na implantação e/ou melhoria de sistemas de tratamento e destinação de Resíduos Sólidos Urbanos e de Saúde, gerados pela população.
Os requisitos e orientações para a apresentação deste projeto foram elaborados com o intuito de disciplinar os procedimentostécnicos mínimos necessários para que as solicitações da cidade de Planaltina sejam viabilizadas no âmbito das Políticas Públicas de Saúde.
O trabalho será realizado com o objetivo de despertar a comunidade sobre a importância da Coleta Seletiva e o reaproveitamento dos materiais que podem ser reciclados, bem como a correta destinação destes, para minimizar o impacto ambiental, uma vez que, odesperdício é sem dúvida um dos maiores geradores de resíduos poluentes, ameaçando a vida do nosso planeta.
O comportamento humano é de origem educacional e somente a mudança em nossas atitudes, atos, comportamentos e hábitos contribuirão para a construção de uma sociedade mais consciente, civilizada, atenta, comprometida e sem dúvida "mais limpa".
A falta de definição de uma política nacional deresíduos sólidos com diretrizes para a gestão do lixo e a incorporação de incentivos para a melhoria das condições de saúde tem deixado a sociedade à mercê dos interesses individuais e temporários. O lixo descartado pela cidade se transformou em sério problema, sob os mais variados aspectos, principalmente no tocante à manutenção da saúde da população e preservação do meio ambiente. Um dos maioresproblemas que aflige a Administração de Planaltina-DF é a destinação dos rejeitos gerados nas mais diversas atividades humanas. Esses resíduos, que podem ser líquidos, gasosos ou sólidos, quando eliminados inadequadamente, traduzem-se em poluição, contaminação e, sobretudo, na utilização inadequada dos recursos naturais. Este trabalho recomenda a mobilização da sociedade para reivindicar junto aospoderes legislativos Distrital e Federal as melhorias no que se refere à destinação dos resíduos sólidos e da saúde, evitando assim, a contaminação dos mananciais, do solo e do ar.
A gestão da “limpeza pública” e dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é de responsabilidade das administrações regionais. A destinação adequada dos resíduos, aquela que garante menores impactos ao meio ambiente, tem setornado um desafio devido à carência de recursos humanos qualificados, de tecnologia adequada e recursos financeiros, sem mencionar o problema ocasionado pelas descontinuidades administrativas relacionadas a gestão dos RSU.
Há a necessidade da ação efetiva das comunidades locais no sentido de minimizar a geração de resíduos através da diminuição do consumo; aprendendo a trabalhar com a reutilizaçãode materiais o que certamente prolongará a vida útil dos aterros sanitários; a segregação na fonte dos resíduos com alto potencial contaminante, como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, bem como, daqueles de origem orgânica, e do lixo seco, e ainda fiscalizando as ações governamentais de gestão dos mesmos, sobretudo no que diz respeito à continuidade de tais políticas para o seu pleno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVA aula tema 4
  • ava, aula tema 4
  • aula tema 4 AVA
  • ava aula tema 4
  • ava aula tema 4
  • AVA aula tema 4
  • AVA Aula Tema 2, 3 e 4
  • Aula tema 4 Planejamento e Controle da Produção. AVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!