AV2 - GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO COTIDIANO DO ESPAÇO EDUCATIVO

901 palavras 4 páginas
Questão 1

Nota: Insuficiente

A Orientação Profissional, enquanto uma área da Orientação Educacional (OE), apresenta grande variedade de possibilidades. Sobre a prática da Orientação Vocacional pelo Orientador Educacional, analise as alternativas abaixo:

I. Os testes predominam atualmente no processo de orientação profissional fundamentado na psicologia diferencial, objetivando a seleção e melhor desempenho na escolha da profissão.

II. Testes de interesse, de aptidão e de personalidade são instrumentos básicos em uma abordagem atual.

III. Nesta perspectiva, a escolha do sujeito é determinada por um conjunto de aspectos e elementos que estão no mundo social e cultural que são internalizados pelo sujeito.

IV. Para a construção de uma escolha profissional é necessário que se considere elementos, tais como: valores, mercado de trabalho, expectativas familiares, grupo de amigos, experiência escolar, gênero, conhecimento das profissões, auto-conhecimento, situação econômica social e política e, ainda, expectativas e aspirações pessoais do jovem em processo de decisão.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
• 1 - I, II
• 2 - II, IV
• 3 - I, II, III
• 4 - III, IV
• 5 - I, II, IV

Sua resposta

2 - II, IV

Resposta gabarito

III, IV

Comentário do gabarito

A aplicação de testes é reservada aos psicólogos.

Questão 2

Nota: Excelente

O trabalho da Orientação Educacional com professores e alunos deverá ser um processo cooperativo. Aponte a alternativa incorreta em relação a esse trabalho.

Alternativas
• 1 - desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização; tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos, fazendo a integração junto às diversas disciplinas;
• 2 - cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular;
• 3 - manter os professores

Relacionados