AV1 REV BIOQ

2155 palavras 9 páginas
ESTUDO DIRIGIDO DE BIOQUÍMICA

AMINOÁCIDOS & PROTEÍNAS

1 - Para formar proteínas, a célula une aminoácidos. Responda:
a) Como se chama a ligação entre dois aminoácidos?
Ligação peptídica.

b) Em que partes das moléculas dos aminoácidos se dá a ligação?
Entre os grupamentos amina e carboxila, com liberação de uma molécula de água.

c) Qual é o nome da molécula resultante desta ligação entre dois aminoácidos?
Dipeptídeo.
LEMBRAR QUE PARA FORMAR UM DIPEPTÍDEO TEREMOS UMA LIGAÇÃO PEPTÍDICA, PARA FORMAR UM TRIPEPTÍDEO, TEREMOS DUAS LIGAÇÕES PEPTÍDICAS, ...PARA FORMAR UMA PROTEÍNA COM 143 AMINOÁCIDOS, SÃO NECESSÁRIAS 142 LIGAÇÕES PEPTÍDICAS, E ASSIM POR DIANTE!

d) Qual é o significado de R1 e R2 nas moléculas dos aminoácidos?
Indicam os radicais carbônicos, que são utilizados genericamente para demonstrar a existência de vários compostos orgânicos que se diferem por seus radicais. Por exemplo, temos ao todo 20 aminoácidos proteicos que diferem entre si através de seus radicais.

2 – Qual a importância dos aminoácidos?
Aminoácidos representam em média 20% do corpo e são unidades fundamentais para constituição de proteínas, que são moléculas essenciais para manter o funcionamento de qualquer organismo vivo, além de executar importantes funções como neurotransmissores, formação de hormônios, etc.

3 - Comente algumas funções importantes exercidas pelos aminoácidos.
Síntese de proteínas em vários órgãos, sendo essas proteínas vitais para o funcionamento de qualquer organismo vivo, como hormônios e enzimas. Outras funções incluem a histidina é necessária para a produção de histamina, o aspartato, por exemplo, está envolvido na conversão de carboidratos em energia e a prolina na constituição de tecidos conjuntivos.

4 - Defina aminoácidos essenciais e não-essenciais.
Aminoácidos essenciais - são aminoácidos de suma importância para o corpo humano, porém eles não são sintetizados ou quando são, em doses abaixo do necessário para a manutenção do corpo, como é o caso da

Relacionados