Av1 - Gpub - Sem 1 - Seminário I

1629 palavras 7 páginas
Questão 1:
Nota: Excelente
A concepção sobre o funcionamento de uma organização mudou completamente a partir da década de 50 com as ideias dos teóricos estruturalistas. Identifique as afirmativas corretas sobre a nova visão sobre uma organização de acordo com os estruturalistas:
I - uma organização é um sistema abeto e em constante interação;
II - uma organziação é um sistema fechado;
III - em uma organização todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) e alterações em qualquer uma dessas partes implica em rever o todo.
IV - em uma organização todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) e alterações em qualquer parte não afetam o todo.
V - é importante considerar o ambiente externo fazendo uma análise organizacional e também interorganizacional, ou seja, as relações entre a organização com outras organizações no ambiente.
Alternativas
1 - Somente a alternativa I está correta
2 - Somente a alternativa IV está correta
3 - Somente as alternativas II e IV estão corretas
4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas
5 - Todas as alternativas estão corretas
Sua resposta
4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas
Resposta gabarito
Somente as alternativas I, III e V estão corretas
Comentário do gabarito
A partir da década de 50, a concepção sobre o funcionamento interno de uma organização mudou completamente. A visão de que uma organização era um sistema fechado cai e surge o conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Essa nova visão, criada pelos teóricos chamados estruturalistas, parte do conceito de que numa organização as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delas implica em rever o todo.
Os estruturalistas ultrapassam as fronteiras da organização para ver o que existe externamente, em outras organizações que formam a sociedade. Assim passam a se preocupar não somente com a

Relacionados