Av paulista - enfoque itaú cultural

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Avenida Paulista

Hoje, a Av. Paulista, diferentemente do que foi no passado, é predominantemente comercial e verticalizada, porém pode-se observar que alguns de seus casarões, antes com uso residencial, foram mantidos com finalidades diferentes das que possuiam na época em que foram construídas.


Por ser uma Avenida de suma importância, não só histórica como econômica ecultural, edifícios como o Itaú Cultural procuraram lá se instalar, desenvolvendo ainda mais essa parte da cidade. Este edifício, que está cercado por edificações mais baixas e que mantiveram sua fachada, como a Escola Estadual Rodrigo Alvez, a Casa das Rosas, e à sua frente o Hospital Santa Catarina, possui um recuo frontal maior se comparado aos demais à sua volta, fazendo com que seu espaço externoseja mais bem utilizado pelos pedestres.

As edificações mantidas rompem a homogeneidade visual da avenida, de forma a irem contra a fachada moderna dos edifícios e a altura dos mesmos.
Porém, manter esses casarões significa preservar a história da cidade, que cresceu e se desenvolveu junto com a Paulista.

Localização das edificações citadas


Hospital Santa Catarina à frente do ItaúCultural

Escola Estadual Rodrigo Alvez


Escola Estadual Rodrigo Alvez e a composição dos edifícios à sua volta.

Casa das Rosas.

A Avenida Paulista tem ruas bem conservadas e com calçadas grandes e em bom estado, que comportam um fluxo intenso de pedestres, tendo acesso a deficientes tanto físicos quanto visuais.


Calçada, acesso a deficientes,bancas de jornal, lixo de concreto. Ponto de ônibus


Em sua extensão existem diversas bancas de jornal obstruindo a passagem e ocupando áreas públicas, assim como postos policiais e lixeiras de concreto (anti vandalismo) também recorrentes em todas as quadras. As bituqueiras, apesar de muito necessárias são menos comuns na avenida.O acesso à avenida é um dos melhores da cidade de São Paulo, por ser o maior centro econômico do País, e ter em si concentrada o maior número de edifícios comerciais, necessita de um fluxo de ônibus constante e muitas estações de metrô. Para cada uma dessas estações, em sua maioria, existem quatro saidas de pedestres, não congestionando e liberando mais passagens para os queusufruem deste transporte público, já para os que utilizam os ônibus, existem pontos em cada uma das quadras.
Pode-se observar um considerável número de faixas de pedestres em cada quarteirão (inclusive no meio), permitindo uma circulação mais livre ao decorrer da Paulista.


Gazeta
A Avenida é muito carente em se tratando de áreas de lazer, tendo em vista a falta de bancos e de lugaresdestinados ao convívio, fazendo com que as pessoas improvisem em escadas e muretas.



Circulação e Café na Casa das Rosas
A Casa das Rosas, além de sua importância cultural para a cidade, é assim como o Conjunto Nacional, um exemplo de uma boa circulação que tem acesso livre e passagem, onde se pode observar a existência de um espaço público destinado ao lazer, tendo também um jardim onde épossível transitar.



O MASP, tanto pela sua arquitetura com a existência do vão e dos bancos, quanto pela sua importância na cidade, reúne pessoas tanto para participar de movimentos realizados na cidade, quanto para apenas descansar e observar a vista.


Praça Oswaldo Cruz
A Praça Oswaldo Cruz, que tem como finalidade ser uma área de lazer, possui poucos bancos e áreas verdes e tem aindauma banca de jornal, ocupando o pouco espaço livre que tem.



Mesmo com a existência do Parque Trianon, que é também uma área de convivência e lazer, a avenida tem uma escassa vegetação se considerar a extensão dela (de 2,8km). O parque, apesar de público, é cercado e mantido fechado durante as noites, restringindo assim o seu acesso.



Entrada do edifício Itaú Cultural

Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Av. paulista
  • Av Paulista, São Paulo
  • ITAÚ CULTURAL (ARQUITETURA)
  • Diferenças no espaço geografico
  • O enfoque sócio-histórico-cultural da aprendizagem
  • Itau
  • Itaú
  • Itau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!