Av paukista

2285 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

AVENIDA PAULISTA: história, evolução e modificações

São Paulo
2011

Em meados de 1782, a região era apenas uma grande floresta denominada Caaguaçu (“mato grande” em tupi) pelos índios. Era ali, atravessando o sítio do Capão, que a estrada da Real Grandeza cortava a vegetação grossa com uma pequena trilha. Quando o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, juntamente com dois sócios, comprou a área, começou a trabalhar na sua urbanização de forma inovadora, criando grandes lotes residenciais. Em 8 de dezembro de 1891 foi inaugurada a primeira via a ser asfaltada e a primeira arborizada. A população da cidade não passava de 100 mil habitantes quando a Avenida Paulista ficou pronta.
Há muito tempo havia o desejo dos paulistanos em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próxima às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios.

Avenida Paulista-1902

Foi reservado um grande bosque para ser um parque público, sendo encarregado o paisagista francês Villon a fazer o ajardinamento e construção de um pavilhão restaurante. Sua grandeza e símbolo da cidade já estava definida para o futuro. Para a época era algo nunca visto: muito larga com três vias separadas por magnólias e plátanos, e com imensos lotes de cada lado. Já apedregulhada em 1894, foi beneficiada em 1903 com a colocação de macadame em seu leito, e viria a ser a primeira via pública asfaltada e arborizada em São Paulo. No ano de 1899 a colônia inglesa inaugurou na Avenida Paulista o Colégio Anglo-Brasileiro; posteriormente em 1918, suas instalações foram ocupadas pelo colégio São Luiz.
Naquela época, houve

Relacionados