av moirf

1588 palavras 7 páginas
Fe char

Avaliação: CEL0304_A V1_201202462901 » DIDÁ TICA
Tipo de Avaliação: A V1
Aluno: 201202462901 - LEIDIA NE BENTO LINO
Profe ssor: THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
Nota da Prova: 7,5 de 8,0

Nota do Trabalho: 0

Turm a: 9001/A A
Nota de Participação: 2

Data: 18/06/2013 15:15:21

1a Questão (C ód.: 39657)

Pontos: 1,0 / 1,0

O princípio educativo que determinou o Projeto Político Pedagógico da educação escolar para atender à demanda da organização do trabalho de base taylorista/fordista, ainda dominante em nossas escolas, deu origem às tendências pedagógicas conservadoras em todas as modalidades. Esse tipo de pedagogia foi marcado pelos seguintes fatores, EXC ETO: prevalência na repetição ano após ano de conteúdos de forma linear e fragmentada. surgimento de uma pedagogia comprometida com a relação aluno / conhecimento / sociedade. surgimento da pedagogia centrada nos conteúdos. estabelecimento da divisão entre pensamento e ação. privilégio da racionalidade formal e técnica do ensino.

2a Questão (C ód.: 30895)

Pontos: 1,0 / 1,0

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, afirma que "ensinar exige querer bem aos educandos".
Nesta relação entre aprendizagem e afetividade, qual das afirmativas abaixo NÃO é coerente com o pensamento de Freire:
Acredito que a distância e a frieza nas relações com meus alunos podem interferir negativamente na aprendizagem de meus alunos.
Toda aprendizagem está impregnada de afetividade. C iente disso, invisto na boa relação com os discentes, o que não significa que os conflitos não sejam bem vindos.
Brincar nas minhas aulas não é incompatível com o processo de aprendizagem de meus alunos, muito pelo contrário, entretanto, desde que não se perca a visão crítica do que se está estudando.
A afetividade interfere no domínio técnico necessário à minha prática educativa, por isso acredito ser inconciliável a proximidade com os alunos e um bom ensino.
Discutir a capacidade do aluno,

Relacionados