Av. metarilica

4389 palavras 18 páginas
Questão 1

A) Aquisição e preparação da matéria-prima
As matérias-primas básicas e necessárias para a obtenção do aço são:
• Minério de ferro
• Carvão mineral
Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo necessário então um preparo nas matérias primas de modo a reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência do processo.
O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica
O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina, e o carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas.Tanto a composição, como a granulométrica das matérias primas são controladas de maneira a garantir o funcionamento do processo.

B) Produção de gusa (alto-forno)
A produção do aço é realizada no Alto Forno, e o equipamento que conhecemos hoje, com eficiência eprodutividade é o resultado de 500 anos de evolução técnica.No alto forno são alimentadas as matérias primas, o minério de ferro, o Coque(combustível à base de carvão mineral) e óxido de cálcio, ar atmosférico, entre outros.O coque é consumido pela combustão, na temperatura acima 1.500 ºC onde todos os produtos nãovoláteis encontram-se fundidos. O ferro, de maior densidade, fica depositado no fundo do forno ao passoque os demais óxidos, que formam a escória ficam “boiando” sobre ele, o que possibilita a separação dasduas fases. Nesta condição o ferro ainda é muito impuro, contendo elevado teor de carbono.
C) Conversor de Oxigênio
Nele é feito o refinamento do ferro fundido em aço, que consiste em remover o excesso de carbono e diminuir a quantidade de impurezas para limites prefixados. O conversor de oxigênio baseia-se na injeção de oxigênio dentro da massa líquida de ferro fundido. O ar injetado queima o carbono na forma de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO₂) em um processo que dura aproximadamente 20 minutos. Elementos como manganês, silício e fósforo são oxidados e combinados com cal e óxido de

Relacionados