AV 2 Gest o de Seguraan a da Informa o 26062014

1087 palavras 5 páginas
1a Questão (Ref.: 201301779912)
Pontos: 0,0 / 1,5

Um Analista de segurança deverá ter familiaridade com as ferramentas, técnicas, estratégias e metodologias de ataques conhecidos para que possa desta forma contribuir com a definição correta de quais contramedidas deverão ser adotadas pela organização. Descreva os cinco passos utilizados pelos atacantes para realizar um ataque:

Resposta: Os ataques são realizados a partir de uma vulnerabilidade, onde os atacantes se aproveitam e invadem através da rede, para roubar dados importantes e se beneficiarem a si próprios ou mesmo, para destruir a rede invadida.

Gabarito: 1 -Levantamento das informações: fase de reconhecimento é uma fase preparatória onde o atacante procura coletar o maior número possível de informações sobre o ¿alvo em avaliação¿ antes do lançamento do ataque. Podem ser: ativo e passivo. 2 -Exploração das informações (scanning): Fase onde o atacante explora a rede baseado nas informações obtidas na fase de reconhecimento. Pode ser considerado uma fase de pré-ataque envolve a utilização de diferentes técnicas e softwares, como por exemplo, a utilização de port scan, scanner de vulnerabilidade e network mapping. 3 -Obtenção do acesso: Esta fase consiste na penetração do sistema propriamente dita. Nesta fase são exploradas as vulnerabilidades encontradas no sistema. Isto pode ocorrer através da internet, da rede local, fraude ou roubo. Nesta fase o atacante poderá obter acesso a nível de: sistema operacional, aplicação e rede. 4 - Manutenção do acesso: Nesta fase o atacante tenta manter seu próprio domínio sobre o sistema. Poderá também protêge-lo de outros atacantes através da utilização de ¿acessos exclusivos¿ obtidos através de rootkits, backdoors ou trojans. 5 ¿Camuflagem das evidências: Consiste na atividade realizada pelo atacante de tentar camuflar seus atos não autorizados com o objetivo de prolongar sua permanência na máquina hospedeira, na utilização indevida dos recursos computacionais

Relacionados