Auxiliares de Justicça

1175 palavras 5 páginas
DEMOCRACIA

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas. Embora Atenas tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Hoje em dia existem varias formas de democracia, porem as mais comuns são: Democracia direta e Democracia indireta. Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade. Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
Os partidos politicos estão inteiramente ligados com a democracia, e são de suma importancia para a mesma, pois um partido político representa as demandas de um determinado grupo social, portanto sem eles a democracia que já é muito pouco efetiva fica ainda mais comprometida. Dentre vários partidos, você obtém diferentes opiniões, Poe em votação e verifica qual dessas opiniões é a que prevalece em relação à estratégia para fazer mudança em algo ou resolver algum

Relacionados

  • Testemunhos
    288384 palavras | 1154 páginas