Auxiliar de enfermagem

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013
O estudo tee por objetivo, levantar o perfil sócio-demografico e cultural de especificamente 126 auxiliares de enfermagem que trabalhavam em clínicas e hospitais, e cursavam o técnico deenfermagem, avaliar o grau e presença de sintomas de stress, avaliar o reajustamento social e tramar relação entre o trabalho e stress. Para este estudo usaram três instrumentos, sendo
a)“questionário de dados sócio-demográficos e culturais”(que levantou dados pessoais gerais, horário de estudo, horário de trabalho, setores de trabalho, transporte, tempo de experiência notrabalho e na função) b) “escala de reajustamento social” (escala composta por indicadores de stress, na qual indentifica o stress negativo e o positivo) e c)”inventário de medida destress” (que tem por objetivo identificar a simatologia de stress, o tipo de sintoma somático ou psicológico, e a fase em que se encontra)
O resultado da discussão descreveu em que a maior partede auxiliares de enfermagem associou o stress ao trabalho, e indicou as fontes como dificuldade de relacionamento entre colegas de trabalho, pacientes e acompanhantes e sobrecarga detrabalho. Considerando suas remunerações insatisfatórias. Quanto à presença de stress 58% desses auxiliares de enfermagem tinham sintomas significativos, 41,3% estavam em fase de resistência e47% apresentou sintomas de natureza psicológica. Considerando que o setor de emergência, UTI e o centro cirúrgico são os setores de trabalho mais estressantes.O reajustamento social indicaque com pontuação de até 300 pontos, há probabilidade de adoecimento, aqueles indivíduos que apresentaram grau de stress e seus sintomas segundo a escala de reajustamento social maiorprobabilidade de estarem doentes ou adoecerem.
O estudo nos mostra de que o trabalho teve mais relacionado aos fatores de stress e possibilidade de adoecimento nesses profissionais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • auxiliar de enfermagem
  • Auxiliar de enfermagem
  • Auxiliar de Enfermagem
  • auxiliar de enfermagem
  • Rotina do técnico e auxiliar de enfermagem
  • No Hospital o auxiliar de enfermagem
  • Relatorio auxiliar de enfermagem
  • Percepção do auxiliar e técnico de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!