Auxiliar Biblitecario

762 palavras 4 páginas
Auxiliar de Biblioteca

O trabalho como auxiliar bibliotecária tem sido extremamente importante para me mostrar o quanto a leitura e o espaço da biblioteca sofreram modificações ao longo da história. Já não é possível considerar a biblioteca apenas como um lugar para estudos e trocas de livros, ou, um ponto para leituras enfadonhas e obrigatórias. A biblioteca ganhou um espaço e um caráter mais flexível, tornou-se um lugar que se movimenta não só no âmbito fantástico da leitura e do inconsciente, mas, sobretudo, naquilo que é real, que possui vida, que é cotidianamente apresentado como necessidades criadas, ou, não, por uma época contemporânea, que admite o saber de forma muito mais democrática, valorizando a cultura em todas as suas faces.

Assim como o notebook e o celular passaram a ser instrumentos de trabalho e pesquisa, a biblioteca acompanha essa transição, garantido o espaço de seu objeto mais precioso - o livro, por meio dos encontros. É no encontro que temos a possibilidade de transformação, que enriquecemos nossa visão de mundo, que fortalecemos as atitudes de cidadania, enfim, é no encontro que promovemos a capacidade primordial que nos diferencia dos demais animais - a leitura dos diversos símbolos e significados promovendo a transformação do meio em que vivemos.

Está nessa gangorra dialética a magia que assegura o encontro mais importante de todos – o encontro do ser humano com ele mesmo, com o universo que faz sentido a ele. Nesse ínterim, o livro é o veículo mais importante. Não apenas pelo conteúdo literário, ou, pelo conhecimento cientifico que a leitura pode trazer, mas, por tudo o que ela, a leitura, tem impregnado nas suas entrelinhas. Talvez essa magia de ler, ganhe um certo destaque por uma condição que seria humanamente impossível, mas que instiga a todos – o prazer de saber o que se passa na intimidade, na mente, e, no coração do outro. Seja esse outro personagem ou escritor. Essa atitude garante o alivio de se encontrar

Relacionados