AUXILIANDO O CLIENTE NA MELHORA DA AUTOESTIMA

8695 palavras 35 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
Imagem pessoal e a marca que você deixa nas pessoas, e como será lembrado positiva ou negativamente.
No mercado de trabalho a imagem tem muito valor, não importa ser bonito ou feio, na verdade existe uma grande diferença entre ser bonito fisicamente e ter uma boa aparência.
A imagem pessoal e única, ela precisa se adequar a diferentes ocasiões como o ambiente de trabalho ou lazer, mas sem esquecer-se de você, do seu gosto, a sua imagem pessoal deve estar sempre adequada e bem cuidada, ela é a embalagem do seu produto. (FLORIANI, F; MARCANTE, M. BAGGIO, L; 2000)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência da doença. Pensando nessa definição de saúde, não de pode deixar de pensar na estética como parte da promoção de saúde e qualidade de vida. (AUGUSTO, A. B; DUARTE, C. S; SALVATIERRA, C. M; VAZ, D. P; 2008)
A estética preocupa-se não apenas com a beleza física, mas também com bem-estar mental do indivíduo. O profissional da estética, diante de um trabalho que exija o contato direto com o indivíduo, deve saber que este não é apenas um corpo, mas sim alguém com sentimentos, emoções e comportamentos próprios. É preciso estar ciente de que é necessário respeitar essas particularidades e compreender algumas funções da psicologia. (AUGUSTO, A. B; DUARTE, C. S; SALVATIERRA, C. M; VAZ, D. P; 2008)
Como profissional da saúde, o esteticista deve ser capaz de identificar comportamentos depressivos, para que encaminhe o cliente ao profissional adequado. A estética tem a função de trabalhar não apenas com a beleza física, mas também com a valorização da autoestima do indivíduo. (AUGUSTO, A. B; DUARTE, C. S; SALVATIERRA, C. M; VAZ, D. P; 2008)

1.2 Objetivo
Termos como objetivo apresentar que a estética não esta só relacionada com a

Relacionados