AUTOTRANSFORMADOR

Páginas: 10 (2498 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
TRANSFORMADOR DE CORRENTE
INTRODUÇÃO: De acordo com a norma ABNT NBR 6546, Transformador de Corrente (TC) é o transformador para instrumentos cujo enrolamento primário é ligado em série em um circuito elétrico e reproduz, no seu circuito secundário, uma corrente proporcional à do seu circuito primário, com sua posição fasorial substancialmente mantida”. O Transformador de Corrente (TC) tem afinalidade de:
- Fornecer no seu secundário, uma corrente proporcional à do primário e de dimensões adequadas para serem usadas pelos sistemas de controle, medição e proteção; - Isolar os equipamentos de controle, medição e proteção do circuito de Alta Tensão (AT). No Brasil, a corrente secundária do TC está normalizada em 5 A, podendo, no entanto, ser encontrada aplicação com TCs cuja correntesecundária é de 1 A.
REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DE UM TC: A figura 3.1 a seguir representa esquematicamente, um TC:
Fig. 3. 1. Representação Esquemática de um TC
Onde: n1 e n2 : número de espiras dos enrolamentos primários e secundários, respectivamente; I1 e I2 : corrente eficaz primária e secundária, respectivamente; Zc : impedância de carga; Zs : impedância de carga do secundário do TC(impedância de todos os dispositivos ligados em série).
O TC tem n1 < n2 e, portanto a corrente no secundário I2 < I1.
Os TCs geralmente têm poucas espiras no primário e, dependendo do valor da corrente primária, pode ter apenas uma espira, constituída por uma barra colocada em série no circuito.
Importante observar que a corrente I1 é fixada pelo circuito externo, isto é, pela carga Zc e portanto, nãodepende da carga Zs do(s) instrumento(s) ligado(s) no secundário do TC.
Proteção de Sistemas Elétricos, DEET-FURB

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E POLARIDADE DE UM TC:
Convencionalmente, é adotada a representação mostrada na figura 3.2 a seguir e a maneira como as bobinas primárias e secundárias são enroladas no núcleo magnético são simbolicamente indicadas pelas marcas de polaridade (pontos):
Fig.3.2. Representação de TC e Polaridades
Como regra, temos que a corrente primária I1 entra pela polaridade e a corrente secundária I2 sai pela polaridade e assim, temos I1 e I2 em fase.
RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DO TC:
Considerando-se um TC como um transformador operando dentro das características ideais, temos que:
F1 - F2 = ℜℜℜℜ.∅∅∅∅
onde:
F1 = força magnetomotriz da bobina primária do TC F2= força magnetomotriz da bobina secundária do TC
ℜℜℜℜ = relutância do circuito magnético do núcleo do TC Ф = fluxo magnético no núcleo do TC
nnnn1 1 1 1 I1 ---- n n n n2 2 2 2 . . . . I2 = = = = ℜℜℜℜ.∅∅∅∅
ou:
Considerando o transformador ideal (R = 0) temos:
n1 . I1 = n2 . I2
n1 . I1 - n2 . I2 = 0 Definindo-se a relação de transformação do TC como:
RTC= n2/ n1 I2 = I1 /RTC
Proteção deSistemas Elétricos, DEET-FURB




CIRCUITO EQUIVALENTE SIMPLIFICADO DO TC










SÍMBOLO DE DOIS TRANSFORMADORES DE CORRENTE





TIPOS DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE
São classificados de acordo com o modelo do enrolamento primário, já que o enrolamento secundário é constituído por uma bobina com derivações (taps) ou múltiplas bobinas ligadas em série e/ou paralelo, parase obter diferentes relações de transformação. Quanto aos tipos construtivos, os TCs mais comuns, são:
• Tipo enrolado
Este tipo é usado quando são requeridas relações de transformações inferiores a 200/5. Possui isolação limitada e portanto, se aplica em circuitos até 15kV. Ocorre quando o enrolamento primário, constituído de uma ou mais espiras, envolve mecanicamente o núcleo dotransformador.
• Tipo barra
Transformador de corrente cujo enrolamento primário é constituído por uma barra, montada permanentemente através do núcleo do transformador.
• Tipo bucha
Consiste de um núcleo em forma de anel (núcleo toroidal), com enrolamentos secundários. O núcleo fica situado ao redor de uma “bucha” de isolamento, através da qual passa um condutor, que substituirá o enrolamento primário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • autotransformador
  • relatório autotransformador
  • 5 Autotransformador
  • Relatorio Transformadores Autotransformador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!