AUTORES E OBRAS DO ROMANTISMO EM PORTUGAL

1014 palavras 5 páginas
AUTORES E OBRAS DO ROMANTISMO EM PORTUGAL
ALMEIDA GARRETT José Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett (mais conhecido como Almeida Garrett) foi um importante poeta e romancista português do século XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo português.
Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuíam um forte caráter dramático. Participou também da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos. Possuía um talento flexível para escrever, imprimindo em suas obras uma notável individualidade, elegância e originalidade. Embora tenha se dedicado a vários gêneros literários, foi na poesia e no teatro que mais ganhou destaque. Suas obras “Camões” e “Frei Luis de Sousa” ganharam grande importância no mundo literário. Até os dias atuais é um dos escritores, do século XIX, mais lidos em Portugal. Influenciou as gerações futuras da literatura portuguesa.
Obras
- Camões (1825)
- Dona Branca (1826)
- Adozinda (1828)
- Catão (1828)
- Romanceiro (1843)
- Cancioneiro Geral (1843)
- Frei Luis de Sousa (1844)
- Flores sem Fruto (1844)
- D’o Arco de Santana (1845)
- Folhas Caídas (1853)

CAMÕES:
A obra «Camões» de Almeida Garret é um poema lírico-narrativo, escrito provavelmente durante o primeiro exílio do escritor e é considerada a primeira obra romântica da história da literatura portuguesa. O tema desta obra é a vida de Luís de Camões, em particular, os momentos em que Camões escreveu «Os Lusíadas».
A primeira publicação desta obra foi em Paris.
Excerto:
«À foz do Tejo - ao Tejo, ó deusa, ao Tejo; Me leva o pensamento que esvoaça; Tímido e acovardado entre os olmedos; Que as pobres águas deste Sena regam (...) »

Alexandre Herculano
Um dos mais importantes escritores portugueses, Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, ficou famoso por suas obras que retratavam a história de Portugal assim como ela acontecia. Alexandre nasceu em Lisboa no

Relacionados