automoveis

Páginas: 9 (2245 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Preparação

 VENENO: Receita de preparação da Yamaha RD RD-Z 125/135



 
A sua Yamaha RD/RD-Z 125/135 pode ganhar um pouco mais de potência ou virar um foguete, depende do nível de preparação. Escolha um.
 
Imagine uma pequena Yamaha RD/RD-Z 125/135 viajando lado a lado com uma Honda XLX 350R, acompanhando a nova Yamaha XT 600 Ténéré a 145 km/hora. Ou chegando a 150km/hora nos retõesdos autódromos. Impossível para uma moto original de fábrica que não passa dos 125 km/hora. Mas com um bom preparo do seu motor e outras pequenas modificações, as RD/RD-Z podem ganhar maior aceleração e velocidade, comparáveis às das maiores cilindradas. ?Mas não basta colocar um escape esportivo?, diz Renato Gaeta, preparador e professor de mecânica, que dá neste Fichário da Moto todas as técnicaspara fazer desde uma simples afinação, à preparação leve, ao veneno pesado das Yamaha RD/RD-Z 125/135, e semelhante para a DT 180. A maioria desses trabalhos pode ser feita pelo próprio motociclista, facilitado pela simplicidade de preparo do motor de 2 Tempos, embora para o veneno pesado seja preciso a ajuda de um mecânico. Mas Renato adverte que o veneno altera o consumo de combustível, adurabilidade do motor e até a segurança da pilotagem e, por isso, só deve ser feito pelo motociclista seguro de seus propósitos.
 
Qual a vantagem de preparar ou ?envenenar? o motor das Yamaha RD/RD Z 125/135? A princípio nenhuma, especialmente porque isso altera as características originais do motor, fazendo-o trabalhar muito acima de suas possibilidades. O resultado é maior consumo de combustível eredução da vida útil de seus componentes, em escala proporcional ao grau de preparo a que foi submetido. Se a intenção é rodar normalmente, sem maiores pretensões com uma l25/l35cc, então deixe a RD/RD-Z como está, ou passe para uma maior cilindrada para andar mais rápido. Mas um motor de 2 Tempos sempre permite, com relativa facilidade e baixo custo, um preparo que o deixa mais ?bravo?, commaior torque nas baixa rotações, o que leva a acelerações mais rápidas e velocidade final maior. Para quem quiser sair mais rápido nos semáfaros, ganhar maior arrancada, aceleração nas ultrapassagens e viajar mais depressa nas estradas, é possível o preparo leve do motor. Para as pistas, é necessário o veneno pesado, não aconselhável para uso na rua.
 
O mecânico e preparador Renato Gaeta, (que hojeem dia trabalha em sua própria oficina) que hoje trabalha na revenda Agrale Verde & Rosso, de São Paulo, e foi professor de mecânica de motos na escola Mecking, tem grande experiência na preparação das Yamaha, marca com que trabalhou por 13 anos. Renato foi o preparador da Yamaha RX 125 de Vail Paschoalin, vencedor da 1 Fórmula Yamaha, realizada em São Paulo, em 1980. Como todo preparador, elecontinua pesquisando motos cada vez mais rápidas, e para isso vem testando no momento uma mistura de Yamaha (bloco do motor) e Agrale (cilindro), ?que deixa a RD-Z um avião?, garante. Mas isso fica para um próximo Fichário.
 
SIMPLES AFINAÇÃO
Sem ?envenenar? a RD/RD-Z 125/135 é possível deixá-la mais rápida e com maior aceleração. E só mantê-la sempre bem regulada e afinada, com especialpreocupação com a manutenção de alguns componentes que podem se desregular, afetando bastante o desempenho do motor. Para uma boa afinação, verifique: 
Na afinação simples, uma boa regulagem dos componentes já ajuda a melhorar o desempenho. E pode ficar até mais econômica.

1) Carburador ? mantenha-o sempre limpo e regulado. Certifique-se de que a válvula da bóia (agulha) tem boa vedação, casocontrário, o motor pode trabalhar com excesso (de combustível), prejudicando seu funcionamento e gastando mais
combustível. Teste prático: vire o carburador (sem gasolina) de cabeça para baixo e sugue o ar pela mangueira de entrada de combustível. Se a língua ?colar? na mangueira (vácuo), a agulha está ?ok?. Caso contrário, limpe-a ou substitua-a.
2) Filtro de ar ? conserve-o sempre limpo, e não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automóvel
  • automoveis
  • Para automoveis
  • automoveis
  • automovel
  • EFICIÊNCIA AUTOMÓVEIS
  • A ORIGEM DO AUTOMÓVEL
  • Salao do automovel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!