automobilística

Páginas: 24 (5921 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Antes de ingressar efetivamente na oficina conhecia pessoalmente apenas seu dono, Marcos S. Gerondina, que se tornaria meu chefe e supervisor do estágio. Meus primeiros passos na empresa tiveram como meta conhecer sua estrutura física e os funcionários que nela trabalhavam que viriam a ser meus futuros companheiros.
Nos primeiros dias do estágio técnicocurricular, circulava pela empresa para ir me adaptando com a rotina que se passava nesse local, ainda não estava habilitado para operar. Nesse instante meu chefe me passava as primeiras coordenadas e dava conselhos e instruções de como se trabalhava em sua oficina, sendo que uma dessas instruções que achei muito importante foi a da obrigatoriedade de se trabalhar utilizando calças compridas, calçadosfechados e óculos de segurança para realizar as determinadas reparações veiculares, em alguns casos onde não se oferecia risco aos olhos, os óculos podiam ser deixados de lado.
Com o passar dos dias comecei a dar minha contribuição para o funcionamento do estabelecimento, principalmente na manutenção da parte física do estabelecimento realizando a limpeza do ambiente, manobrando automóveis, levandoclientes a seus domicílios e etc. Também passava a atuar na parte a reparações de mecânica veicular, efetuando a limpeza, desmontagens e colocação de algumas peças automotivas. Lembrando que já possuía certa experiência em reparações mecânicas automotivas adquiridas durante o tempo que realizei o curso de automobilística no CEFET-SC.
Em contrapartida, na parte elétrica onde possuía poucaexperiência, ficava apenas assistindo o meu chefe realizando as manutenções e reparações elétricas. Além das contribuições já mencionadas, também era um fiel ajudante do meu chefe e dos demais funcionários, atendendo todos seus pedidos que estavam ao meu alcance.
Nos tempos vagos eu usufruía de uma mesa onde continha vários componentes elétricos e eletrônicos, com quais eu ia fuçando, e me familiarizandocom a parte elétrica automotiva. Nessa mesa criava circuitos elétricos utilizando componentes como condutores, bateria, lâmpadas, relês, resistores, interruptores e etc.

000 – Exemplo ilustrativo de um circuito elétrico produzido na oficina

Sempre que meu chefe realizava reparações na parte elétrica eu ficava ao seu lado o observando e recebia dicas e instruções. Enquanto já efetuavareparações na parte mecânica automotiva eu estava iniciando os primeiros passos nas reparações da parte elétrica automotiva, testando baterias, substituindo lâmpadas e etc.
A seguir serão relatadas as principais reparações elétricas e mecânicas automotivas que foram realizadas durante a realização do estágio técnico curricular.

Testes de bateria

Antes que aconteça a substituição de umabateria, é necessário à realização de alguns testes para comprovar que a única alternativa a ser seguida é a substituição da bateria defeituosa pó uma em boas condições.
Um desses testes é responsável por medir a densidade da solução aquosa de ácido sulfúrico contido na bateria, essa solução se localiza em tubos existentes no interior da bateria. Para se verificar a densidade dessa solução aquosabasta abrir a tampa dos tubos que se encontra a solução e coletar um pouco dela com aparelho conhecido como densímetro, que por sua vez é capaz de medir a densidade da solução.
Esse densímetro é representado por três níveis de densidade, um de cor azul, um amarelo e outro vermelho. Dependendo em quais dos níveis do densímetro a solução aquosa contido na bateria estacionar, se terá um resultado.O nível azul do densímetro compreende a densidade entre 1,250 – 1,300 g/ml e isto significa que a bateria encontra-se com carga inteira, em ótimas condições. O nível amarelo atinge a densidade de 1,150 – 1,250 g/ml condizendo que a bateria está em bom estado apresentando carga, não precisando ser carregada já no nível vermelho, que se estende entre 1,100 – 1,150 g/ml ela se encontra com pouca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automobilistica
  • Automobilistica
  • Trabalho automobilistica
  • Automobilistica 2
  • Automobilisticas do Brasil
  • crise automobilistica
  • Industria Automobilistica
  • Indústria Automobilística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!