Automedicação do paracetamol

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Um adulto não pode tomar mais de 4 gramas de paracetamol por dia. Se tomar dois comprimidos de 750mg, porque um é pouco para combater a dor que está sentido, já ingeriu 1,5g. Depois, ele decide tomardois comprimidos do antigripal mais vendido no mercado que tem 400mg de paracetamol cada um. Repetindo a medicação três vezes num mesmo dia, o risco de intoxicar-se aumenta consideravelmente.
Se apessoa tiver ingerido mais de três doses de álcool, se estiver vomitando há mais de doze horas, com diarréia há mais de 48 horas, febre acima de 39,5 graus, ou estiver com certas doenças tropicais,especialmente dengue, deve tomar paracetamol com muito cuidado porque essa substância pode provocar lesões hepáticas com mais facilidade.
O estranho nisso tudo é saber que o Ministério da Saúderecomendava receitar esse medicamento para as pessoas com dengue, já que a aspirina era contra-indicada nesses casos.
Até o ano de 2001, essa era realmente a orientação do Ministério da Saúde. Aí começarama aparecer episódios inexplicáveis de lesão hepática com suspeita de que tivessem sido provocados por excesso de paracetamol e o Ministério já se manifestou a respeito afirmando que a dipirona tambémpode ser recomendada.
Por isso, volto a repetir que remédios considerados seguros outrora, hoje, à luz de novas evidências epidemiológicas, devem ser usados com cuidado. Tanto isso é verdade querecentemente médicos americanos fizeram um apelo veemente ao FDA (Food and Drugs Administration) para que os produtos contendo acetaminofeno recebam tarja preta e o aviso: “Se estiver tomando outroremédio que contenha acetaminofeno, cautela: este produto também contém essa substância).
– Provavelmente o Brasil seja um dos maiores consumidores de dipirona do mundo, mas há a suspeita de que ela possacausar algumas doenças, felizmente não muito freqüentes, como alterações da medula óssea, o órgão formador de sangue. Além disso, nos Estados Unidos foi levantada a possibilidade da vinculação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PARACETAMOL
  • paracetamol
  • Automedicação
  • Paracetamol
  • Paracetamol
  • Automedicação
  • Paracetamol
  • Paracetamol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!