Automedicação de contraceptivo oral regular entre as adolescentes

Páginas: 24 (5757 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
AUTOMEDICAÇÃO DE CONTRACEPTIVO ORAL REGULAR ENTRE AS ADOLESCENTES


SELF-MEDICATION OF ORAL REGULAR CONTRACEPTIVE AMONG ADOLESCENTS
Deográcia Pereira Costa[1]
Ivana Costa da Cruz¹
Monique Neves Reis¹
Neuseli Benevides Alves Lopes¹
Sabrina de Castro Almeida¹
Cristiana Mota Costa Lima[2]
Josias Benevides[3]


RESUMO: A adolescência é uma fase repleta de mudanças físicas ementais, sendo esta fase, marcada para muitos pela iniciação sexual. Com isso surge a necessidade da prática da anticoncepção. Dado exposto emerge a inquietação que resultou na verificação do índice de adolescentes de três colégios do ensino médio estadual da cidade de Guanambi – BA, que praticam a automedicação de contraceptivos orais regulares. Para tal, foi realizado uma pesquisa de campoquantiqualitativa, de corte transversal e caráter exploratório, com uma população de 1.950 alunas, sendo que 938 participaram do estudo, porém obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão a amostra de relevância para o estudo foi de 122 alunas que cursam do 1º ao 3º ano do ensino médio, nos turnos matutino e vespertino. O estudo constatou que é alto o índice de automedicação de anticoncepcionais oraisentre as adolescentes, haja vista que 54,09% das entrevistadas, afirmaram adotar este comportamento.




Palavras-chave: Adolescência. Automedicação. Contraceptivos orais.


ABSTRACT : Adolescence is a stage full of physical and mental changes, and this phase, marked by many to sexual initiation. With this comes the need to practice contraception. Given the concern that emerges aboveresulted in checking the rate of three teenagers from the high school state colleges of the city of Guanambi - BA, practicing regular self-medication of oral contraceptives. For this purpose, we conducted a field survey quanti cross-sectional and exploratory, with a population of 1,950 students, of which 938 participated in the study, but obeying the inclusion and exclusion criteria for the sample ofrelevance for the study was 122 students in grades 1 through 3 years of high school in the morning and afternoon shifts. The study found that there is a high rate of self-medication of oral contraceptives among adolescent girls, given that 54.09% of the interviewees said they adopt this behavior.


Key-words: Adolescence. Self-medication. Oral Contraceptives.


1 INTRODUÇÃO


Épossível fazer uma linha do tempo quando se trata de anticoncepção. Desde a antiguidade o homem busca meios de se prevenir, partindo do princípio de cuidar, ele próprio da sua saúde, princípio esse que prevalece ainda nos dias de hoje.
No entanto, por se tratar de fertilidade, o autocontrole se dá nos tempos modernos, o que antes não era relevante. Hoje, com os avanços da tecnologia e oinvestimento nos estudos, é possível planejar uma família, quantos filhos são desejados, com o uso dos mais diversos tipos de métodos anticoncepcionais existentes. Esse controle é de extrema importância hoje, pois, com esses tempos modernos e as mulheres exercendo papeis antes não praticados, ela passa então a organizar sua vida familiar e profissional de modo que ambas não atrapalhem umas as outras.Quando não há a prática sexual ou quando ela ainda não se iniciou, a mulher não teme qualquer possibilidade de gravidez. Quando ela passa a ser sexualmente ativa, além da necessidade do uso de preservativo para se manter livre de doenças, a mesma se preocupa também com uma possível gravidez não planejada, o que pode colocar sua vida completamente fora de rotina.
Na maioria das vezesas adolescentes iniciam essa anticoncepção com o uso de pílulas anticoncepcionais orais – ACO diários, geralmente indicado por colegas já experientes, deixando de lado as características fisiológicas, o que as tornam vulneráveis aos possíveis efeitos colaterais, tendo em vista que para a introdução de um método contraceptivo é necessário uma avaliação singular minuciosa para a escolha adequada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTRACEPTIVOS ORAIS
  • A inclusão do adolescente da Sindrome de Down na escola regular
  • Automedicação
  • SEXUALIDADE NA ESCOLA: OS ADOLESCENTES E O CONHECIMENTO SOBRE ALGUNS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS.
  • Automedicação
  • Automedicação
  • automedicação
  • automedicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!