Automação e Robótica na FEIMAFE 2013

1491 palavras 6 páginas
Centro de Treinamento SENAI/VOITH
Curso de Mecânico de Manutenção Dual 12

AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

Caio Vinicius Carvalho Cordeiro
Gabriel Tasquim Moura
Heloisa Tamar Mares Santos
Marcelo Noquele Ribeiro

São Paulo
2013
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.

Fundada em 1898 em Augsburgo, Alemanha. Seus fundadores foram Josef Keller e Jakob Knappich. Inicialmente concentraram-se na iluminação pública e das casas, mas logo voltaram sua atenção para outras coisas (instalações e ferramentas de solda, embalagens e recipientes). Em 1966 a empresa foi líder europeia na produção de veículos de assistência urbana. Em1973, a KUKA construiu o seu primeiro robô industrial, denominado FAMULUS, trabalho pioneiro da época. Então a companhia pertencia ao grupo Quandt. Mas em 1980 a família Quandt afastou-se e a companhia converteu-se em empresa pública. Com KUKA Schweissanlagen + Roboter GmbH apareceu a técnica de robôs em 1995. Hoje a KUKA

Relacionados

  • balbalabla
    1196 palavras | 5 páginas
  • Feiras 2013
    42643 palavras | 171 páginas
  • Livro A Historia Das Maquinas 70 Anos Abimaq
    34658 palavras | 139 páginas