Automatos

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO
Neste trabalho vamos falar um pouco da programação de autómatos, visto que e um assunto muito vasto. É de suma importância salientar que, autómato vem da palavra grega” αὐτόματα” que significa “ação sem influência externa; automático. E certo dicionário define como sendo uma máquina ou robô que se opera de maneira automática. Portanto podemos dizer que, um autômato funciona como umreconhecedor de uma determinada linguagem e serve para modelar uma máquina ou, se quiserem um computador simples
Falando da programação de autómatos, falaremos e analisaremos apenas o SOFTWARE, ou seja, o conjunto de instruções e procedimentos que nos vão permitir implementar a lógica de controlo do automatismo.













Introdução
Num mundo em constante evolução tecnológica osautomatismos entraram de tal forma nos nossos hábitos que muitas vezes nem damos conta de como nos facilitam a vida; estão presentes nas escadas rolantes, nas portas automáticas, nas caixas multibanco, nos elevadores, nos semáforos, no controlo da iluminação, nas linhas de montagem das fábricas e, de uma maneira geral, nas instalações onde é necessário implementar um processo de manobra, controlo,sinalização ou outro.
O autómato é, por excelência, a "máquina" responsável pelo comando dos sistemas automatizados. Trata-se de um equipamento electrónico programado pelo utilizador, com funcionamento cíclico assegurado por um programa que, devido à facilidade de uso e preço cada vez mais atractivo, entrou definitivamente na automatização dos pequenos e grandes sistemas.
O autómato pode serconsiderado como um computador cuja arquitectura, sistema operativo, linguagem de programação, entradas/saídas e forma construtiva estão especialmente adaptados para aplicações de controlo industrial. Está concebido para funcionar em ambientes industriais agressivos (temperatura, vibrações, microcortes na tensão, ruído eléctrico, etc.), por isso, é também um equipamento muito robusto.
A evolução daelectrónica possibilita o fabrico de autómatos de dimensões cada vez mais reduzidas, económicos, potentes, robustos, fiáveis, adaptados às pequenas e às grandes aplicações e de montagem e utilização simples.
Os autómatos, nos dias de hoje, estão dotados de funções específicas de controlo e canais de comunicação que permitem ligá-los entre si e a computadores em rede, formando um sistema integradocom as vantagens e possibilidades que daí resultam.







1-Princípios gerais

Ao programarmos um autómato, estamos a definir a forma como as saídas deste são actuadas, em função de dados presentes nas entradas. Passaremos a ver como podemos ter acesso às informações presentes nas entradas e como poderemos endereçar uma determinada saída.

Internamente e implementados pelo CPU existembits, que não são mais do que posições de memória nas quais é possível reter uma informação lógica; ligado/desligado, verdadeiro/falso, ON/OFF ou 1/0. Estes elementos (aos quais também chamam relés por analogia com os circuitos electromagnéticos) estão normalmente associados em grupos de 16. Um conjunto de 16 bits chama-se WORD (por vezes também se designa por CANAL).

Dentro de cada word oucanal os bits estão numerados de 00 a 15 ou de 0 a F (0,1,..,9,A,B,..,F) conforme a notação usada pelo fabricante. As words estão numeradas a partir de 00.

Os bits são endereçados pelo número da word em que se encontram e pela posição que ocupam nessa word (há também autómatos onde o endereçamento é contínuo, ou seja, começa em zero e segue a numeração decimal, independentemente de serem bits deentrada, saída ou internos).

Exemplo:

 Se pretender endereçar o 7º bit da 2ª word, então o seu endereço ser 106.
 Se pretender endereçar o 1º bit da 1ª word, então o seu enderço ser 000.

 Se pretender endereçar o 13º bit da 4ª word, então o seu endereço será 313 ou 3.C conforme a notação.

Num autómato há várias áreas de relés(bits) das quais se destacam:

 Relés de I/O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • automatos
  • automato
  • Autômato
  • Automatos
  • Automatos
  • Automatos
  • Automatos
  • Autômatos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!