Automatização de provas de vestibular, utilizando tecnologia JavaServer Faces

27706 palavras 111 páginas
1

1. INTRODUÇÃO
No início do século XIX, a história do sistema de educação superior no Brasil começa a ser traçada, ou seja, quase três séculos depois do início do período colonial brasileiro. Dada a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, foram criados os cursos de Cirurgia, Anatomia e Obstetrícia em Salvador. Em seguida, com a mudança da Corte para o Rio de Janeiro, foi criada uma Escola de
Cirurgia. Após a Independência do Brasil, durante a regência de D. Pedro II, foram criados, em 1827, dois cursos de Direito: um em Olinda - PE e outro em São Paulo SP.
Posteriormente, no ano de 1911, uma lei tornou obrigatório o exame de admissão para candidatos ao ensino superior, onde foram definidos os critérios das provas, a existência de bancas examinadoras, o calendário de provas e as taxas de inscrição. Em 1915, o Decreto nº 11.530 determinou que os exames de admissão passassem a se chamar vestibulares.
Em seguida, foi criada a primeira universidade brasileira em 1920, no Rio de
Janeiro, capital do país na época, devido à proximidade do Centenário da
Independência. Em 1930, na gestão de Getúlio Vargas, foi aprovado o Estatuto das
Universidades Brasileiras que regulamentou o ensino superior até 1961.
No entanto, no momento em que ocorria a entrada do Regime Militar no cenário político, foi aprovada em 1968 a Lei de Reforma Universitária (Lei nº
5.540/68), onde o exame de vestibular, que antes possuía caráter eliminatório, passou a ter função classificatória.
Tal qual, o sistema educativo brasileiro também foi redefinido pela Lei de
Diretrizes e Bases Nacional (LDBN), Lei nº 9.394/96, que reafirmou várias medidas adotadas na Reforma Universitária de 1968, inclusive a manutenção do vestibular unificado e classificatório, como forma de racionalizar a oferta de vagas. Definindo que o ingresso ao ensino superior seria feito através de processo seletivo a critério de cada instituição.
Na década de 90, com a grande explosão da

Relacionados

  • Redes
    8637 palavras | 35 páginas
  • tcc biometria
    14938 palavras | 60 páginas