Automatic_Storage_Management

7151 palavras 29 páginas
1. O que é ASM?
1.1 Overview
1.2 Arquitetura e Internals





Componentes do ASM
Stripe e Mirror
ASM Process
ACFS - Oracle Automatic Storage Management Cluster File System

2. Por que usar e Como usar ASM?
 Método SAME
2.1. Abordagens praticas:






Load Balance Disk
Migração por Balanceamento
ASM em RAC estendido
Movimentação de Datafile entre ASM e Filesystem
Ponto de montagem ACFS

Pequeno Glossário para iniciarmos.
ASM: Automatic Storage Management
ASM Diskgroup: É um pool de armazenamento ou unidade ou ponto de montagem que contém uma coleção (1 ou mais) de discos do sistema operacional (exemplo: /dev/sdb).
Manager Path: Software que faz o gerenciamento dos devices em sistemas Unix e Linux, tais como EMC PowerPath, DM-Multipath, MPIO, mknod, Oracle ASM support, entre outros.
SAME: “Stripe And Mirror Everywhere” - Principio do ASM: sempre tende a distribuir e deixar redundante as "cargas" entre os discos.

1. O que é ASM?
1.1 Overview
Segundo as documentações oficiais, ASM (Automatic Storage Management) é um sistema de arquivos (File system) e gerenciador de volumes para arquivos do banco de dados da Oracle, tais como controlfile, datafile, parameter file, backupset rman, etc. Está solução é suportável em ambientes Single-Instance e RAC. Nas versões legadas (11gR1 ou inferior) ASM e Clusterware eram coisas distintas, hoje uma só chamada Grid Infrastructure.
Assim, para ter um ASM em Single-Instance, o Clusterware é instalado e o ASM torna-se um recurso integrado a ele. Porém, não haverá failover de recursos por não existir nodes associados a essa solução (Não é um cluster).
Quando tive os primeiros contato com ASM confesso que tive quebrar alguns preconceitos e entender bem a fundo suas vantagens e desvantagens. Concluí que ASM é uma ótima solução sobre 3 condições:
1. Usando sistema operacional Unix
2. Usando um bom Manager Path, que nada mais é que um software que faz o gerenciamento dos devices

Relacionados