Automa o residencial com celular usando Arduino Mega

1815 palavras 8 páginas
Automação residencial com celular usando Arduino Mega
Já pensou em controlar sua casa por celular ou telefone fixo com um sistema criado por você mesmo? Sim é possível! Nesse post vamos fazer um sistema de automação residencial com celular usando o Arduino Mega e alguns componentes. Nesse exemplo iremos controlar a lâmpada de um quarto.

Por se tratar de um projeto educacional não utilizarei recursos de prototipagem, embora esse projeto possa ser remodelado para fins comerciais :-)

Com o projeto apresentado você terá base para construir um sistema multifuncional, ou seja, você pode controlar as luzes dos cômodos, portão automático, alarme, bomba d'água e, até simular sua presença caso não haja ninguém em casa, afastando os "malas" que procuram casas vazias para praticarem furtos.

O projeto se divide em três partes:

Decodificador DTMF (MT8870DE): Reponsável por decodficar as teclas do telefone remoto e convertê-las em saída digital para o Arduino;

Sistema de controle (Arduino Mega): Responsável por receber as saídas digitais do decodificador DTMF, tratá-las e acionar o relé correspondente ao dispositivo que queremos ligar/ desligar;

Os atuadores (Relés): Ficarão conectados ao Arduino, onde serão ativados conforme tecla de ativação remota (celular);

Materiais utilizados

Como dito anteriormente, por se tratar de um projeto educacional, iremos fazer de uma forma mais didática utilizando um protobord e alguns componentes eletrônicos, encontrado facilmente em lojas de eletrônica. O Protoboard é uma placa padrão com matrizes de contatos utilizado para quem é iniciante na área de circuitos, são bastante utilizados nas escolas técnicas e faculdades de tecnologia. Abaixo a lista de materiais utilizados:

Figura1: Lista de componentes

1 x Protoboard
1 x MT8870DE (Decodificador de DTMF)
1 x Cristal de 3.58MHZ
2 x Capacitores cerâmicos de 100nF
2 x Resistores de 100K
1 x Resistor de 300K
1 x Plug (mono) de 3,5mm
1 x Adaptador de 3,5mm - 2,5mm - caso seu celular já

Relacionados

  • arduino
    22963 palavras | 92 páginas