AUTOMA O IND 1 2014

16406 palavras 66 páginas
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PARTE 1

FUNÇÕES LÓGICAS
COMBINACIONAIS

Nestor Agostini sibratec@sibratec.ind.br Rio do Sul (SC), 12 de março de 2014

1/58

1. GENERALIDADES
A série de apostilas didáticas denominadas de “Automação Industrial” são baseadas nas notas de aulas do Prof. Nestor Agostini em disciplinas relacionadas ao tema. Elas são aprimoradas sempre que necessário com a introdução de novos conteúdos e/ou atualização dos existentes. A partir deste ano (2012) há um importante conteúdo adicional publicado no site www.sibratec.ind.br que pode ser utilizado na parte prática relacionada ao tema “Programação de Controladores Lógicos
Programáveis (CLP)”. Trata-se de um curso especifico para programação de CLPs que é disponibilizado gratuitamente no site citado. Este curso aborda o tema com muita clareza e com uma farta parte prática para melhor assimilação dos conteúdos.
O termo automação parece ser uma tradução do termo inglês automation, cuja tradução mais correta para o português seria automatização, visto que os termos têm sua raiz na palavra grega autômatos.
Daí conclui-se que o termo automação tem o sentido de “mover-se por si próprio”.
Automação é um sistema de equipamentos que controlam seu próprio funcionamento, quase sem a intervenção do homem.
Automação é diferente de mecanização. A mecanização consiste simplesmente no uso de máquinas para realizar um trabalho, substituindo assim o esforço físico do homem. Já a automação possibilita fazer um trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente, capazes de se regularem e se auto controlarem sozinhas.
As primeiras iniciativas do homem para mecanizar atividades manuais ocorreram na pré-história.
Invenções como a roda, o moinho movido por vento ou força animal e as rodas d’água demonstram a criatividade do homem para poupar esforço. Porém, a automação só ganhou destaque na sociedade quando o sistema de produção agrário e artesanal transformou-se em industrial, a partir da segunda metade do século XVIII,

Relacionados

  • projeto de pesquisa
    2386 palavras | 10 páginas
  • não sei nao
    28541 palavras | 115 páginas
  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas