Automaçao

Páginas: 10 (2385 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Redes de Automação Industrial – Parte 1

1/16

Redes de Automação Industrial – Parte 1 Delcio Prizon dprizon@smar.com.br Unilins – Centro Universitário de Lins
* outubro/2009 - curso completo sendo atualizado no blog http://redesindustriais.blogspot.com/

Objetivos
Apresentar neste documento os tópicos principais ministrados no segundo bimestre da matéria de Redes de Comunicação paraAutomação, no curso de graduação de Engenharia de Automação Empresarial.

Introdução
• • • • Os primeiros sistemas de controle de processo foram criados totalmente analógicos. As redes de automação foram introduzidas em 1970 através dos DDC (Direct Digital Control) e logo em seguida também em DCS (Distributed Control Systems) e PLCs (Programmable Logic Controller). Os equipamentos de campo(transmissores) digitais surgiram em 1980. Porém as redes fieldbus , que interligam os equipamentos de campo, só vieram a surgir em 1990.

Antes da comunicação digital, os controladores eram instalados em painéis, e os sensores e atuadores eram ligados aos controladores via um par de fios. Os DCS e PLC possibilitaram que os controladores fossem instalados em racks auxiliares. Com isto as informações desupervisão puderam ser enviadas até o operador via rede. Através das conexões Multidrop (multi-ponto), a comunicação digital permitiu a interligação de vários equipamentos através de um único par de fios. Isto fez com que os custos de instalação fossem bastante reduzidos. Cada equipamento em uma rede multidrop possui um endereço único (cada equipamento é um nó na rede).

Formas de comunicaçãoAlgumas formas de comunicação devem ser entendidas quando se fala de comunicação digital. • Mestre/Escravo ou Cliente/Servidor (Master/Slave or Client/Server) – Esta seria uma das mais simples formas de comunicação, onde o mestre faz a pergunta e o escravo destino responde.

Exemplo 1: Configuradores HART ou Profibus escrevendo um parâmetro em um equipamento posicionador. Exemplo 2: PLC lê umvalor de processo de um transmissor, executa o algoritimo de controle e escreve a saída em um posicionador.

Redes de Automação Industrial – Parte 1

2/16

Publisher/Subscriber (Publicar/Subscrever) – Esta é a forma ideal para comunicação cíclica, onde o equipamento publisher envia a informação via broadcast, a qual é então utilizada por todos os equipamentos interessados (subscribers).Exemplo: Controle de malha fechada utilizado no padrão Foundation Fieldbus



Source/Sink (Origem/Canal) – Neste modo, a transmissão só será efetuada pela origem caso houver uma alteração na informação. Transmissão por exceção.

Interoperabilidade
Um problema potencial com comunicação digital reside no fato que há muitas maneiras de executar esta comunicação. Os métodos de representação,codificação e transmissão dos dados são definidos pelos protocólos. Cada fabricante tem a tendência de inventar o seu protocólo. Um dos objetivos dos comitês de padronização é definir um padrão que todos possam seguir.

Áreas de aplicação das redes de automação
As áreas que estaremos focando no nosso estudo, serão basicamente as áreas de Manufatura e Processo contínuo. Há também outras áreas (Predial,Residencial, Comercial) que vários dos conceitos aqui abordados, também se aplicam, porém não será objeto deste documento. As redes devem ser otimizadas para cada área de aplicação. Por exemplo, em Manufatura predomina o controle lógico e intertravamento. Em controle de processo contínuo, geralmente são utilizadas variáveis analógicas. Em ambos, as instalações estão localizadas em áreasinóspitas, sujeitas a interferências do chão de fábrica. Diferentes da automação predial.

Manufatura
Em Manufatura (ex. Indústria Automobilística), o tipo ideal de rede é aquela que tem alta velocidade de troca de dados utilizando de pequenos pacotes de informação. Os típicos padrões adotados nesta área são as redes Interbus e AS-i que são também denominadas redes de Sensores. Os padrões DeviceNet,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automacao
  • Automação
  • automaçao
  • automação
  • Automação
  • automação
  • Automação
  • Automação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!