Automação

Páginas: 10 (2499 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
PROJETO E MANUFATURA INTEGRADOS POR COMPUTADOR

1. Introdução
De acordo com Foley (1996 apud Toledo, 2000, p.33) “a computação gráfica cresceu para incluir: a criação, o armazenamento e a manipulação de modelos e imagens de objetos, preocupando-se com a síntese da imagem destes objetos imaginários ou reais a partir de modelos baseados em computador”. Na mesma proporção em que a capacidade deprocessamento e armazenamento dos computadores aumenta, diminuem os custos destes equipamentos e dos sistemas integrados de projeto e desenho. Os efeitos mais benéficos destes sistemas vêm de encontro aos efeitos combinados do aumento de custo de materiais, da energia e de outros custos gerais que estão afetando diretamente a indústria.
De acordo com Toledo (2000, p.1) “a utilização através daaplicação de sistemas mecânicos, eletrônicos e computacionais, para operar e controlar a produção, de modo a realizarem os processos, as montagens, as manipulações de materiais e as inspeções das atividades, com pequena ou nenhuma participação humana, tornaram a automação da produção industrial mais do que realidade”. Pode-se afirmar que atualmente a integração dos sistemas desde o projeto até amanufatura é uma exigência de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, onde as empresas buscam maior produtividade em suas práticas industriais.
2. Conceitos
• MÊS - Manufacturing Execution System
É o nome pelo qual se convencionou chamar todos os sistemas de apoio a produção, situados entre os sistemas de automação e os sistemas de gestão da indústria. Foi criado em 1990 por BruceRichardson da Advance Manufacturing Research (AMR). Controlam todo o fluxo produtivo, incluindo estoques de matérias-primas, produtos em processamento e disponibilidade de máquinas. Como o sistema MES é o intermediário entre as informações de chão de fábrica e o nível corporativo, é essencial que exista facilidade de comunicação com outros sistemas. Grande parte das informações que são processadaspor ele é coletada de sistemas de controle, manutenção e de qualidade, ou corporativos. Algumas das principais funções desse tipo de sistema são: gerenciamento da manutenção, gerenciamento da qualidade, gerenciamento de desempenho, rastreabilidade, genealogia da produção e gerenciamento de pessoal (turmas e turnos). Devido à natureza dos dados lhe interessam, os MES são mais voltados a indústriasde processos discretos, por batelada. Um sistema MES coleta e acumula informações do realizado no chão de fábrica e as realimenta para o sistema de planejamento. O MES cumpre dois papéis: um é o de controlar a produção, ou seja, considera o que foi efetivamente produzido e como foi produzido e permite comparações com o que estava planejado para, em caso de não coincidência, permitir o disparo deações corretivas. O outro papel é de liberar as ordens de produção, tendo a preocupação de detalhar a decisão de programação da produção definida pelo MRP (manufacturing resources planning), ou seja, garantir que o plano definido pelo MRP seja cumprido. Com isso, é possível saber exatamente a capacidade do chão de fábrica dentro de um determinado horizonte de planejamento (CORRÊA; GIANESI; CAON,1997). O uso do MES é devido a sua capacidade de ajudar na eficiência do processo industrial. Utilizando estes indicadores chave de desempenho, a performance on-line poderá ser monitorada, acessada e melhorada, além de outras áreas como a análise das eficiências global de equipamentos e da planta, do inglês Overall Equipment Efficiency e Overall Plant Efficiency, respectivamente. Segundo CARVALHO(2004), a performance pode ser medida em tempo real com relatórios resumidos que permitem que ações instantâneas ou planejadas sejam tomadas de forma que a qualidade seja mantida ou melhorada, este é o principal objetivo de um sistema MES e os principais motivos para a utilização de um sistema de execução de manufatura são:
 Redução do tempo de ciclo de produção;
 Aumentar a qualidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automaçao
  • Automacao
  • Automação
  • automaçao
  • automação
  • automação
  • Automação
  • Automação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!