Automação

Páginas: 16 (3824 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
O impacto da automação industrial no mercado de trabalho



Charles dos Santos[1]
Cássio Aurélio Suski[2]



Resumo


Com o advento da revolução industrial e posterior aparecimento da eletrônica, informática e o consequente surgimento da automação industrial, a humanidade teve um salto de grandes proporções, para a melhoria da qualidade de vida; porém como todo processo que apresentamelhorias, este também traz consigo um grande problema, adjunto a automação industrial, tem-se aquele que talvez seja o flagelo para a sociedade dos dias atuais, o desemprego. Realidade que não está atrelada apenas aos países de terceiro mundo, mas vivenciada pela sociedade de modo geral. O aumento desenfreado da densidade demográfica mundial e o sistema capitalista que visa acima de tudo o lucrocom o aumento da produtividade são talvez os algozes responsáveis por esta situação. Analisar um ponto de equilíbrio neste processo de automação, talvez irreversível, onde se tenha uma melhora contínua de qualidade de vida, porém respeitando e reposicionando cada indivíduo de modo participativo nesta nova ordem social será um dos maiores desafios para esta sociedade globalizada atual, ondevalores como comunicação, conhecimento e principalmente adaptação a novas situações, devem moldar o profissional do futuro.



Palavras-chave: Automação industrial. Sociedade. Mercado de trabalho.



1 INTRODUÇÃO


Desde os primórdios de nossa civilização até os dias atuais, o homem vive uma busca incessante pela melhoria de sua qualidade de vida. Seja no campo que for esta busca desafia ahumanidade e a impele ao desenvolvimento contínuo do modo de fazer, como fazer melhor, em menos tempo, com mais qualidade e mais segurança, convergindo na procura de melhora contínua do modo atual ou em busca de novos modos operacionais que o levem a este objetivo, direcionando a uma atualização constante de todos os processos. A automação industrial nasceu desta necessidade e despontou emboratímida no início da revolução industrial, vindo a um crescimento acelerado desde meados do século passado e, em curva exponencial nos dias atuais, constituindo-se numa realidade presente no dia a dia de nossa sociedade. No entanto, esta presença também nos cria a dúvida sobre o futuro do trabalho humano, já que a civilização teve um aumento enorme de seu número de habitantes e, com a automação, cadavez mais postos de trabalho são ceifados em nossas indústrias.

Com uma taxa de crescimento desordenada, fruto de um êxodo rural adjunto ao crescimento urbano atual, resultado de várias etapas da revolução industrial onde o aumento de indústrias apontou para a demanda maior de mão de obra e, consequentemente, um grande aumento da massa populacional. A humanidade vem apresentando deste esteúltimo século um aumento exponencial no número de seus membros. Tem-se como decorrência de nosso crescimento demográfico desenfreado o desafio de realocação contínua de novos membros em nossa sociedade. Para que se experimente uma sociedade realmente justa com igualdade de tratamento e oportunidades entre nossos membros é vital o posicionamento no meio pelo qual se garante nossa participação nasociedade e nos leva a ser membro ativo desta, que seria possibilidade de alocação no mercado de trabalho, principalmente nos grandes centros urbanos.


2 A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Conforme Pires (2002, p iii, grifo meu), “Se se aceita a premissa que não há riqueza sem produção, quer a nível individual quer a nível nacional, imediatamente se conduz à conclusão de que o estudo dos sistemasprodutivos e das tecnologias a si associadas, como o caso da Automação Industrial, está na frente dos assuntos que devem ser estudados de uma forma detalhada nos diversos ramos relevantes da engenharia, caso se queira ter um crescimento sustentável da sociedade que garanta um aumento da qualidade de vida [...]”, ou seja, não se pode imaginar no futuro uma sociedade sustentável, se não for estruturada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automaçao
  • Automacao
  • Automação
  • automaçao
  • automação
  • Automação
  • automação
  • Automação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!