Automação e controle baseado em controladores lógicos programáveis

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
Controladores Programáveis
Introdução
Os controladores programáveis (CP) ou controladores lógico-programáveis (CLP ou PLC, em inglês) surgiram para substituir painéis de controle a relé, na décadade 60. A grande vantagem dos controladores programáveis era a possibilidade de reprogramação. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável,tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software.
Existe um paralelo do queaconteceu com os painéis de controle a relés x controladores programáveis acontecendo atualmente na indústria eletrônica. Até algum tempo atrás, eram muito utilizados os CIs de lógica TTL (ou seusequivalentes CMOS), como portas NAND, OR, FLIP-FLOPs, etc. Eles começaram a ser substituídos por lógica programável (PAL – Programmable Array Logic) e, recentemente, por CPLD (Complex Programmable LogicDevice) e FPGAs (Field Programmable Gate Array). As FPGAs permitem integrar funções extremamente complexas, como CPUs inteiras.
Com o sucesso de uso de CLPs na indústria, a demanda por novas funções emaior capacidade aumentou consideravelmente. Os equipamentos cresceram em poder de processamento, número de entradas e saídas (I/O), e novas funções. Entretanto, estes controladores ainda usavam lógicadiscreta e só eram utilizados na indústria, pois seus custos tornavam inviáveis outras aplicações (automação predial, por exemplo).
O advento do microprocessador permitiu uma diminuição nos custos etamanho dos CLPs, com aumento de poder de processamento e confiabilidade. Surgiram as redes locais para comunicação entre CLPs e entre CLPs e computadores.
Atualmente existe uma forte tendência autilização de pequenos controladores programáveis, controlando processos locais e comunicando-se com outros controladores e com sistemas supervisórios. Assim, é possível descentralizar o controle...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação e controladores lógicos programáveis
  • Controladores Lógicos Programáveis
  • controlador logico programavel
  • Controladores Logicos Programaveis
  • Controlador logico programavel
  • Controlador logico programavel
  • Clp
  • Controladores Lógicos Programáveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!