Automação Industrial

Páginas: 4 (843 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2015
Automação Industrial
Nome: Valter Antonio Gomes
Turma: PEP ELM 02

A Evolução da Automação
Desde a pré-história, o homem já tentava mecanizar suas atividades. Não é por acaso que a roda, moinhosmovidos por vento ou força animal e rodas d’água foram inventados. Essas invenções demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho.
a automação industrial começoua ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial.Foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. Entretanto, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos.
A necessidade de aumento naprodução e produtividade fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido:
Máquinas com capacidade de produzir com maior rapidez e precisão, comparado com o trabalho feito àmão;
A utilização do vapor como fonte de energia, em substituição à energia muscular (manual) e hidráulica.
Foi aproximadamente no ano de 1788 que James Watt criou o que pode ser considerado um dosprimeiros sistemas de controle com realimentação. Tratava-se de um dispositivo de regulava o fluxo de vapor em máquinas.
Por volta de 1870, a energia elétrica começou a ser introduzida. Inicialmente,estimulou indústrias como a do aço, química e de máquinas-ferramenta.

Para entender o que é automação industrial, vamos primeiramente voltar aos anos 50. Foi nessa época, também conhecida como anosdourados, que o termo automação começou a se popularizar. Assim, descrevia-se a movimentação automática de materiais.
Vale a pena destacar que desde a segunda metade do século XVIII o homem já estavatentando avançar no campo da automação quando o sistema de produção agrário e artesanal da Inglaterra transformava-se em industrial.
De volta ao século XXI, se você refletir por um instante, poderá notar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
  • automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • automacao industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!