automação industrial

Páginas: 10 (2426 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
SATC-ASSOCIAÇÃO BENIFICIETE DA INDUSTRIA CARBONIFERA DE SANTA CATARINA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CRICIUMA - 2014
SATC-ASSOCIAÇÃO BENIFICIETE DA INDUSTRIA CARBONIFERA DE SANTA CATARINA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado á disciplina de informática, por solicitação do professor Rafael Cardoso Cruz
CRICIUMA - 2014
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DEFINIÇÃO E HISTÓRIA
O termo automação vem dolatim Automatus, que significa mover-se por si, a automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas, que troca o trabalho braçal, insalubre ou repetitivo por robôs nas linhas de produção. Desde a pré-história, o homem já tentava mecanizar suas atividades, não é por acaso que a roda, moinhos movidos por vento e força animal foram inventados. Essas invenções demonstram as primeirastentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho antes mesmo da automação industrial.A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta do século XVIII, na Inglaterra. Nessa época os sistemas de produção artesanal começaram a se transformar em industrial, assim como o surgimento dos primeiros equipamentos mecânicos para auxiliar o trabalho de produção, foramdesenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. Mas, somente no século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos.   A necessidade de aumento na produção fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido:
Máquinas com capacidade de produzir com maior rapidez e precisão, comparado com o trabalho feito à mão;
A utilização do vapor como fonte deenergia, substituindo à energia manual e hidráulica.
No século XX, os computadores passaram a fazer parte da tecnologia da automação industrial, hoje, eles são a principal base da automação industrial.
Em 1948, John T. Parsons criou um método que usa cartões perfurados com informações controlam os movimentos de uma máquina. Este método foi apresentado para a Força Aérea, que investiu emoutros projetos do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
Após alguns anos, isto acabou resultando em um protótipo de fresadora com três eixos e com servomecanismos de posição. A partir daí, várias empresas que fabricavam máquinas-ferramentas começaram a desenvolver seus próprios projetos.
E em 1954 surgiram os primeiros robôs (do tcheco robota, que significa “operário”) pelas mãos doamericano George Devol, que alguns anos depois fundou a fábrica de robôs Unimation. Inicialmente, eles substituíram a mão-de-obra no transporte de materiais perigosos.

Foto do primeiro robô industrial – o Unimate criado por George Devol.
Em 1956, Devol e Joseph Engelberger fundaram a unimation a primeira empresa de robótica do mundo.
Em 1962 o primeiro robô industrial, o UNIMATE começa afuncionar em uma fabrica da GM (General Motors) nos EUA.
Em 1967 é construído pelo Stanfor Research Institute o primeiro robô móvel chamado Shakey.

1968-1969: Kawasaki consegue licença pela Unimation para iniciar a produção de robôs hidráulicos no Japão.
1969: Na universidade de Stanford é criado um braço robô e se transforma em um padrão para projetos de pesquisa, o mesmo é controlado por umcomputador, tornando-se conhecido como o braço de Stanford.
1973: Milacron T3 – O primeiro robô manipulador industrial controlado por um minicomputador é desenvolvido por Richard Hohn. Diversas linguagens de programação para robôs surgem, como WAVE e AL.
Década de 80 – Acontece o maior crescimento de manipuladores industriais, alimentado principalmente pelo aumento da qualidade e a diminuição dociclo de vida da indústria automobilística.
Década de 1990 – Vêm as aplicações de robôs se expandindo para a indústria de serviços e é dado início também no do uso doméstico.
Século XXI – Diversas novas aplicações para robôs surgem todos os dias. Novas empresas são criadas e se fundem. Pesquisas são feitas com humanoides.
O USO DOS ROBÔS NA AUTOMAÇÃO
Temos hoje robôs em várias áreas de nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • automacao industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!