Automação de uma planta industrial

Páginas: 16 (3776 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
1. Introdução

2.1. Definição

CLP- Controlador lógico programável é definido pelo International Electrotechnical Commission (IEC) como o:
Sistema eletrônico operado digitalmente, projetado para o uso em um ambiente industrial, que usa uma memória programável para a armazenagem interna de instruções orientadas para o usuário para implementar funções especificas, tais como lógica,sequencial, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de entradas e saídas digitais ou analógicas, vários tipos de máquinas ou processos. O controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funções previstas.
Os Controladores Lógicos Programáveis ou CLPssão equipamentos eletrônicos utilizados em sistemas de automação. São ferramentas de trabalho muito úteis e versáteis para aplicações em sistemas de acionamentos e controle, e por isso são utilizados em grande escala no mercado industrial. Permitem desenvolver e alterar facilmente a lógica para acionamento das saídas em função das entradas. Desta forma, podemos associar diversos sinais de entradapara controlar diversos equipamentos ligados nos pontos de saída.
O PLC busca a conectividade entre os diversos dispositivos que integram um sistema automatizado e os computadores pessoais. O CLP começou a ser usado no ambiente industrial desde 1960 embora ainda existam muitas empresas do ramo da indústria de automação que possuem pouca experiência com eles. A grande vantagem dos controladoresprogramáveis é a possibilidade de reprogramação motivo pelo qual substituíram os tradicionais painéis de controle a relês. Esses painéis necessitavam de modificações na fiação cada vez que se mudava o projeto, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo.



2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Levar ao conhecimento de estudantes eprofissionais do setor elétrico a aplicação do PLC na automação de uma planta de peneiramento e armazenagem de coque mineral em silo, e o uso de supervisórios no controle da automação.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar um sistema para supervisão de uma planta industrial de peneiramento e armazenagem de coque mineral, usando o PLC – controlador lógico programável e um software desupervisão.

Simular o funcionamento da planta industrial, com a programação ladder e o software de supervisão.

Metodologia: Referência bibliográfica, experiência em campo e demonstração de funcionamento.

3. HISTÓRIA

Na década de 60, o aumento da competitividade fez com que a indústria automotiva melhorasse o desempenho de suas linhas de produção, aumentando tanto a qualidade como a produtividade.Fazia-se necessário encontrar uma alternativa para os sistemas de controle a relés. Uma saída, possível, imaginada pela General Motors, seria um sistema baseado no computador. Assim, em 1968, a divisão Hydramatic da GM determinou os critérios para projeto do PLC, sendo que o primeiro dispositivo a atender às especificações foi desenvolvido pela Gould Modicion em 1969. As principaiscaracterísticas desejadas nos novos equipamentos de estado sólido, com a flexibilidade dos computadores, eram:

• Preço competitivo com o sistema a relés;
• Dispositivos de entrada e de saída facilmente substituíveis;
• Funcionamento em ambiente industrial (vibração, calor, poeira, ruído);
• Facilidade de programação e manutenção por técnicos e engenheiros;
• Repetibilidade de operação e uso.Inicialmente, os PLCs eram chamados PCs – Programmable Controllers, mas com o advento dos computadores pessoais (PCs – Personal Computers), convencionou-se PLCs para evitar conflitos de nomenclatura. Originalmente os PLCs foram usados em aplicações de controle discreto (on/off – liga/desliga), como os sistemas a relés, porém eram facilmente instalados, economizando espaço e energia, além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
  • automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!