automação de substação

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES- SISTEMA AUTOMÁTICO DE ALÍVIO DE CARGA

INTRODUÇÃO
Atualmente, algumas indústrias utilizam um sistema de geração misto, ou seja, sua carga é alimentada por geraçãoprópria( co-geração), complementada pela concessionária regional. No caso de emergência na falta de rede pela concessionária,e dependendo da carga que esta sendo consumida naquele instante, deve-se fazer umdesligamento, mínimo, de carga, de forma que equalize a carga consumida com a potência gerada, respeitando um critério estabelecido.
Na atualidade, a maioria dos sistemas de desligamento é feito comrelés de frequência, que já tem parâmetros fixos de cargas e de prioridades para o desligamento do sistema.
A tese do B.C.Mussara, através da evolução dos dispositivos eletrônicos, das redes decomunicação e dos softwares de supervisão e controle, mostra que trona-se possível fazer a interrupção da carga, antes que ocorra uma demanda maior do que se possa gerar e/ou desligando geradores, sem queos mesmos sejam danificados. Alem disso , o sistema é capaz de verificar as prioridades de cargas, a situação da rede elétrica, analisando a quantidade de carga que será interrompida, para manter osistema equilibrado.

A COMUNICAÇÃO ENTRE SISTEMAS
A comunicação entre diferentes sistemas utiliza um conjunto de regras que define o tipo e a ordem de troca das mensagens, essas regras se chamaprotocolo de comunicação. O objetivo do protocolo de comunicação é permitir que sistemas e equipamentos diferentes se comunicam.
No entanto sem referência padrão de protocolo de comunicação, cadafabricante define um protocolo específico para os seus produtos impedindo a comunicação com equipamentos de outros fabricantes. Mesmo com diferentes protocolo de comunicação a interligação é feitautilizando conversores de protocolos(Gateways), mas esse método gera atrasos de comunicação, para proteção de subestações que ocorre em tempo real, gerando atuações indevidas provocando distúrbios no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Substação
  • Substação
  • Substacao 300kva
  • Substação 500kva
  • Automação
  • Automaçao
  • Automacao
  • Automação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!