Automação de cozedor a vácuo

Páginas: 27 (6581 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
BRUNO KAZUO HARA NOSSE
MARCUS ALEXANDRE TAKAHASHI DE MORAES




AUTOMAÇÃO DO COZEDOR A VÁCUO



Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para aprovação na disciplina EAE-44 – Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Engenharia de Automação Empresarial do Centro Universitário de Lins – Unilins sob orientação do professor Juliano Munhoz Beltani.


LINS – SP
2007DEDICATÓRIA

Para todos que acreditaram e apoiaram o nosso trabalho. Através do nosso esforço e dedicação.
A minha família que sempre esteve presente nos momentos mais difíceis da minha vida, especialmente aos meus pais, minhas irmãs e meus avós. Aos meus grandes amigos que conquistei nesses quatro anos de faculdade onde sem eles com certeza não teria tanto sucesso, pois sempre me ajudaram.Bruno Kazuo Hara Nosse










DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho especialmente aos meus pais que sempre me apoiaram nesses quatro anos de faculdade, e sem os quais, esse sonho não seria possível.
Aos companheiros da Usina Equipav, pelo conhecimento compartilhado.


Marcus Alexandre Takahashi de Moraes













AGRADECIMENTOS

Ao Pai CelestialPrimeiramente pelo dom da vida, por esta porta de estudo que abriu nas nossas vidas e nos mantém, que em todos os passos de nossa vida esteve e continuará presente. E com certeza nos iluminará daqui pra frente, para sempre alcançarmos o sucesso sendo homens do bem sempre.

Ao nosso orientador,
Prof. e amigo Juliano pela ajuda, compressão, nos incentivando sempre a fazermos o melhor com muitapaciência e sabedoria.

Aos amigos de turma,
Que arduamente nesses quatro anos passamos por muitas turbulências e estamos na reta final dando apenas um inicio nas nossas vidas profissionais que com certeza irá ser repleta de sucesso e especialmente um grande abraço os amigos Fernando Bessa, André Sunhiga, Tales Pipino.

Aos professores,
Que com paciência e dedicação nos passaram seusconhecimentos.



RESUMO

A exigência do mercado fez com que as indústrias buscassem meios de elevar a qualidade de seus produtos e ao mesmo tempo atender a demanda do mesmo, sendo assim, muitas dessas indústrias optaram pela automação de seus processos. Com as indústrias sucro-alcooleiras, ou usinas, não foi diferente. Por possuírem vários tipos de processos dentro da mesma planta, essas usinaspossuem uma gama muito grande de equipamentos e malhas de controle, principalmente no processo de fabricação de açúcar branco, onde o caldo extraído na moenda passa por várias etapas no processo de tratamento do caldo como sulfitação, controle de pH, aquecimento, flasheamento, decantação, filtração, além dos processos de evaporação, cozimento, centrifugação, secagem do açúcar e ensaque. Dentre elas,umas das mais importantes é a de controle do cozimento a vácuo. O cozedor a vácuo é um evaporador simples, onde é feita a padronização do tamanho dos cristais de açúcar contidos na massa cozida, processo conhecido como granagem. Dentre os controles envolvidos no processo de cozimento estão: controle de vácuo do cozedor, controle de pressão da calandra, controle de alimentação, controle deestabelecimento de grãos após granagem, controle de retirada de gases incondensavéis da calandra e controle de nível da caixa de condensado, além da leitura das variáveis de processo. Sendo assim, o principal objetivo desse trabalho é desenvolver uma estratégia para automação da malha de controle de alimentação do cozedor de granagem da Usina Euipav S/A Açúcar e Álcool, ajustes de resposta do sistema, alémdo desenvolvimento do sistema de supervisão para operação.

Palavras-chave: automação, cozedor, controle.











SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1 EMPRESA
2 PROCESSOS PARA FABRICAÇÃO DE AÇUCAR BRANCO
2.1 Tratamento de Caldo
2.1.1 Sulfitação
2.1.2 Controle de pH
2.1.3 Aquecimento
2.1.4 Flasheamento
2.1.5 Decantação
2.1.6 Filtração
2.2 Evaporação
2.3 Cozimento e Centrifugação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vacuo
  • Vácuo
  • a vacuo
  • Forno a vácuo
  • Bomba de Vácuo
  • FUNDIÇÃO Á VÁCUO
  • Esgoto a vacuo
  • Processo a vácuo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!