Autoinstrucional Eletromagnetismo Ressonancia Magnetica

Páginas: 10 (2391 palavras) Publicado: 25 de março de 2015
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA

Curso de engenharia biomédica




Faure Araujo
Marco Aurélio Viana Filho
Marcos Eduardo Santos
Maria Luiza Araújo





ELETROMAGNETISMO NO EQUIPAMENTO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)





Prof(a): Leila Maria Beloni Correa Proti








Belo Horizonte
Junho/2014
Faure Araujo
Marco Aurélio Viana Filho
Marcos EduardoSantos
Maria Luiza Araújo








ELETROMAGNETISMO NO EQUIPAMENTO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)






Trabalho prático apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como Atividade autoinstrucional na Disciplina Eletromagnetismo.










Belo Horizonte
Junho/2014
RESUMO

O objetivo do presente trabalho é apresentar ao aluno de EngenhariaBiomédica os fundamentos da ressonância magnética (RM) aplicada à medicina moderna e explicados por meio da física clássica e da física quântica através dos conceitos básicos expostos de maneira simples.

Palavras-chave: eletromagnetismo, ressonância magnética, diagnóstico por imagem.



LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Corte de um aparelho de Ressonância Magnética 3
Figura 2 - Bobinas de Gradiente 4Figura 3 - Planos de Corte 7
Figura 4 - Etapas do exame de Ressonância Magnética 9



LISTA DE SIGLAS

RM - Ressonância Magnética




SUMÁRIO

Introdução 1
O aparelho de ressonância magnética 3
Magneto 4
Bobina de Gradiente 4
Bobina de Rádio Freqüência 5
Funcionamento 5
Imagem 7
Conclusão 10
Referências 12


Introdução
As primeiras publicações a respeito do fenômeno da ressonância magnética (RM)foram feitas por dois grupos de cientistas americanos independentes: Felix Bloch e colaboradores, da Universidade de Stanford, e Edward Purcell e colaboradores, da Universidade de Harvard. Em 1952, ambos ganharam o Prêmio Nobel de Física por esta descoberta que basicamente reside no fato de que núcleos processando em uma faixa fina de radiofreqüência podem emitir um sinal capaz de ser detectado porum receptor de rádio.
O valor de tal descoberta foi notado alguns anos mais tarde quando foi demonstrado que a freqüência precisa, com a qual ocorre a RM, é uma função do meio químico específico, no qual o núcleo reside (chemical shift1). Durante os anos 50 e 60, a RM foi utilizada como um método analítico por Químicos e Físicos, para determinação das estruturas químicas, configuração atômica eprocessos de reação.
A primeira aplicação biológica foi proposta por Jasper Johns que obteve sinais de animais vivos somente em 1967. Entretanto, foi Paul Lanterbur, em 1973, quem modificou os espectrômetros para fornecer sinais espaciais codificados através da variação linear do campo magnético e
obtiveram as primeiras imagens de um objeto não homogêneo, dois tubos de água, as primeirasdemonstrações de imagens por RM. A partir daí, a evolução da RM aplicada à medicina foi rápida.
As primeiras imagens humanas foram descritas por Sir Peter Mansfield em 1976, focalizando-se mais nas mãos e no tórax e, posteriormente, em 1977, na cabeça e no abdômen. Em 1983, depois de contínuas melhorias no software e hardware, os aparelhos de RM de corpo inteiro apresentavam um sistema capaz de realizarexames, com imagens de ótima resolução espacial, em poucos minutos.
As imagens na medicina podem ser produzidas por diferentes fontes que interagem no tecido humano. O tecido biológico em geral é opaco à radiação de comprimento de onda intermediário, como ultravioleta, infravermelho e a de microondas (freqüências inferiores a 150 Mhz).
Entretanto, o corpo humano é relativamente transparente àsradiações de comprimento de onda curto (por ex. raios-X), que interagem com os elétrons e às de comprimento de onda longo (ondas de rádio), que interagem com os núcleos. As técnicas radiográficas (raios x convencionais e tomografia computadorizada) produzem imagens resultantes da atenuação dos fótons dos raios-X pelo tecido corporal. As variações de contraste, nestes casos, se baseiam na variação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ressonância magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!