Autoedicação

2771 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO

Os medicamentos ocupam um papel importante nos sistemas sanitários, pois salvam vidas e melhoram a saúde. A utilização de medicamentos é a forma mais comum de terapia em nossa sociedade, porém existem estudos demonstrando a existência de problemas de saúde cuja origem está relacionada ao uso recessivo de medicamentos. Apesar de muitos discursos e iniciativas conta a automedicação, ainda tem seus níveis elevados. Observamos que na sociedade atual, o medicamento tem uma presença clara nunca antes imaginada. A automedicação deve ser gerida pelo sistema de saúde, cumprindo o funcionamento seguro, eficaz, racional e econômico. A agitação do dia a dia, faz com que a sociedade procure, por si só, a “cura” de suas dores, sem tem a intervenção de pessoas capacitadas para tal procedimento. Tomando esta iniciativa, o ser humano está correndo sério risco, que tal vez não tenha reversão. Logo, esta é uma prática perigosa que ameaça a vida. Desta forma o presente trabalho apresenta um breve histórico de medicamentos que causam mal a saúde dos indivíduos, sendo eles fitoterápicos ou não.

AUTOMEDICAÇÃO

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo). Uma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação.
A intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados. Os analgésicos , os antitérmicos e os anti inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO
A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e

Relacionados