Autodepuração do Igarapé Santa Isabel no município de Santa Isabel do Pará: Aplicação do Modelo de Streeter-Phelps.

Páginas: 22 (5491 palavras) Publicado: 3 de janeiro de 2015

Autodepuração do Igarapé Santa Isabel no município de Santa Isabel do Pará – Aplicação do Modelo de Streeter-Phelps para contribuições múltiplas.
Kauê de Mendonça Cerqueira Morais, Ana Rosa Baganha Barp
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil/ UFPA
kauemendonca85@gmail.com; barp@ufpa.br


RESUMO:

A presente pesquisa realiza-se em Santa Isabel do Pará. Foi avaliada aautodepuração do igarapé homônimo através da modelagem matemática proposta por Streeter-Phelps (1925). Para isso, durante o período de Outubro de 2009 e Setembro de 2010, foram analisados os parâmetros físico-químicos OD e DBO e determinadas as variáveis hidráulicas em 11 pontos amostrais, subdividindo em 4 seções o curso d’água. O resultado da modelagem indicou que os trechos 1 e 2 possuem deficiência naautodepuração, pois não obedecem os padrões da legislação CONAMA 357/05 para Classe 2. Por fim, ressalta-se ainda que, além de desfavorável capacidade de resiliência do Igarapé Santa Isabel, não há uma atuação efetiva dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização da qualidade deste recurso hídrico para que haja o controle das quantidades de poluentes lançadas no igarapé, o que pode evitar, em umcenário futuro, graves problemas devido aos usos múltiplos das águas deste manancial, prejudicando a saúde e o bem estar das populações dependentes do Igarapé Santa Isabel.

Palavra-Chave: Igarapé Santa Isabel, CONAMA 357/2005, Streeter-Phelps, Autodepuração.

1. INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento da sociedade moderna se faz hoje em dia por meio da aglomeração da população emcentros urbanos. Dados da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF/PA) revelam que entre 1998 e 2006 houve um aumento de 12,88% da população urbana paraense.
As políticas urbanas não atendem à demanda do acelerado crescimento populacional, o que vai de encontro à Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH. Assim sendo, sem obras de infraestrutura básica como o saneamento(água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos), este fenômeno evidencia que a sustentabilidade do meio ambiente é relegada a segundo plano.
A compreensão do comportamento humano ao utilizar os bens ambientais, a análise do processo de degradação dos recursos naturais decorrente da utilização excessiva e o papel dos arranjos institucionais, provendo a exclusão e regulação dos usos, é de sumaimportância e será abordada nesta pesquisa. Em face dessa realidade, analisam-se as interfaces existentes entre a PNRH e a política urbana, com o exame dos instrumentos deste último que contribuem para minimizar os dilemas ambientais, especialmente os oferecidos pelo Plano Diretor Participativo – PDP (2006) do município.
Assim, Santa Isabel do Pará, município pertencente à mesorregiãometropolitana de Belém e a microrregião de Castanhal, localiza-se a 36 km de Belém nas coordenadas geográficas 01° 18' 00'' de latitude sul e 48° 09' 44'' de longitude a oeste de Greenwich. Em 2011, possui uma população estimada em 59.466 habitantes e área territorial de 717,6 km², conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A principal via de acesso ao município é através daBR-316, o que possibilita grande abertura com regiões e estados vizinhos, além de facilitar o escoamento da avicultura e da agricultura.
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o município está incluso na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia e na unidade de planejamento hídrico do Acará / Guamá.
O município atrai volumosos contingentes populacionais em função de seus balneáriosnaturais, como o Caraparu. No entanto, a deterioração do corpo hídrico que cerca a cidade é um dos exemplos que mostram o quanto a biota é pressionada devido a ineficiência das ações municipais e estaduais no intuito de estabelecer condições satisfatórias de saúde, lazer, trabalho e meio ambiente para os habitantes locais.
Pode-se destacar também que o município apresenta situações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santa Isabel
  • Santa isabel
  • Lar Franciscano Santa Isabel
  • Vila Santa Isabel
  • Rainha Santa Isabel
  • Aspectos socio economicos de santa isabel
  • O teatro santa isabel
  • IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL – SP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!