Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador

5139 palavras 21 páginas
AUTOBIOGRAFIAS E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM DIÁLOGO
AUTOFORMADOR
Ana Glícia de Souza Medeiros1
Maria Antônia Teixeira da Costa2
RESUMO:
Este estudo emerge da necessidade de discutir a formação do Pedagogo sob a perspectiva das narrativas autobiográficas de professores para adentrar nos aspectos que constituem o âmago da profissão docente. Os procedimentos metodológicos adotados seguem por uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre as narrativas autobiográficas e suas relações estreitas com a formação do pedagogo e autoformação docente, como também uma pesquisa qualitativa com destaque na fala de uma professora da cidade de
Grossos - RN. O referencial teórico segue passeando pelos embasamentos de BUENO
(2002 - 2006) que discuti o método autobiográfico e o estudo com histórias de vida de professores, como uma questão de subjetividade, além de aliá-los a formação de professores e a profissão docente no Brasil; SOUZA (2008) sobre os modos de narração e discursos de memória; JOSSO (2002) discutindo as particularidades das biografias e estudos autobiográficos. Consideramos que o esse estudo nos possibilitou refletir sobre os elementos constitutivos e relevantes da pesquisa autobiográfica, além de nos orientar com relação aos aspectos que subjaz o trabalho do profissional docente a partir da narrativa de uma professora da rede pública de ensino.
Palavras-chave: Histórias de vida de professores; formação docente; e lições.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas.
Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão,

Relacionados