AUTOAPRENDIZAGEM NA EAD

Páginas: 10 (2388 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
AUTOAPRENDIZAGEM NA EAD


Andréia Machado dos Santos
Lisabete Colovini Teixeira
Maria Inês Colovini Teixeira
Mirian Rachman

Prof. Pablo Rodrigo Bes Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
GESTÃO PÚBLICA (GPU0056) – Prática do Módulo I
05/02/2014

RESUMO

Abordaremos de forma sintetizada o perfil do aluno em EaD (Educação a Distância), a autoaprendizagem, comoobter sucesso nesta modalidade de ensino, como este profissional é visto hoje no mercado de trabalho e o desafio da gestão do tempo. Podemos dizer que nos dias de hoje o aluno de EaD deixou de ser discriminado igualando-se ao aluno de um curso presencial, podemos constatar nos últimos anos com o crescente número de alunos em vários cursos desde os técnicos à pós-graduação. O surgimento de novastécnicas de comunicação, seu fácil acesso somados com o comprometimento dos alunos que na sua maioria conjugam família, trabalho, estudo e o alto nível das Instituições, faz com que o profissional esteja qualificado para o mercado de trabalho. Nosso trabalho deu-se através de leituras de vários livros, pesquisas em sites, bibliotecas física e virtual. A quantidade de material selecionado, deu-nosuma bagagem para realizar com propriedade o assunto proposto.

Palavras-chave: Educação a Distância, gestão do tempo, autoaprendizagem.













1 INTRODUÇÃO

O aluno que se propõe a estudar na modalidade EaD, em um curso semipresencial ou totalmente em sua casa, o faz na maioria por minimização de tempo x deslocamento, o que não diminui o grau de comprometimento com oestudo.

Nesta modalidade o aluno tem que aprender a aprender e reaprender constantemente, organizar de forma há conciliar seu tempo – casa, trabalho, laser e estudo. Perguntas frequentes devem ser feitas: Como estudar? Onde estudar? Que horário estudar e quais os recursos necessários para estudar? De posse destas ferramentas, o aluno também deverá questionar: Onde aplicar os estudos? A aceitaçãoda modalidade escolhida e como ele é visto no mercado de trabalho?

Maia e Mattar afirmam que:

O crescimento do mercado de trabalho de educação a distância (EaD), é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda a parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunosmatriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas a distância, de empresas fornecedoras de serviços e insumos para o mercado, de artigos e publicações dobre EaD, crescem as tecnologias disponíveis, e assim por diante. (MAIA; MATTAR, 2007, p xiii)

A EaD passou por várias fases como mostra a sua história, porém a segurança que o aluno tem foi à criação pelo MEC(Ministério da Educação e Cultura), de Leis, Decretos e Portaria que regulamenta especificamente as instituições e cursos de educação à distância, o que deu ao aluno uma garantia jurídica.


2 O PERFIL DO ALUNO

Antes de conhecer o perfil do aluno, temos que entender o que é educação a distância. Existe varias definições de EaD, e dentre as clássicas: segundo Lorenzo Garcia Aretio, Doutor emCiências da Educação e professor de Teoria da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação a Distância ( UNED) , Madrid.

O Ensino a Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversoscursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos. (GARCIA ARETIO, 1994 p. 51)

Antes o aluno que procurava um curso na modalidade a distância, eram alunos que não tinham concluído a escola tradicional e/ou não deram sequencia tão logo tinham terminado os estudos e muitos ainda por achar que com a idade não poderiam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AUTOAPRENDIZAGEM (EAD) APRENDER A APRENDER
  • Autoaprendizagem, tecnologia e qualidade : um tripé no modelo ead
  • Autoaprendizagem
  • Método de autoaprendizagem
  • Métodos de Autoaprendizagem
  • Mas o que é ead
  • EAD
  • eads

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!