Auto e xenoenxertos na prática clínica implantológica

3782 palavras 16 páginas
Auto e xenoenxertos na prática clínica implantológica
Luís Filipe Correia, Gil Alves


Médicos Dentistas.
Prática Privada Exclusiva

Abstract: T he authors tried, in a simple way, to protocolize their cirurgical action in the chapter of Guided
Boned Regeneration, in cases in witch is necessary to dispose of more boned support for the correct implants colocation, using auto and xenografts. They also researched the safety of the biomaterial that they usually use, in what concerns to the possibility of diseases transmission from animal provenience.
Estamos a assistir a um progressivo envelhecimento da população mundial. Com esse envelhecimento, aumentam exponencialmente as necessidades terapêuticas dessa mesma população a nível da saúde geral, e mais especificamente, em termos de reabilitações orais. Actualmente estima-se que aproximadamente 50% da população mundial com a idade de 60 anos estará completamente desdentada.
Os tratamentos convencionais, com próteses removíveis não são, muitas vezes, totalmente satisfatórios, tanto pela instabilidade da prótese, como pelo incomodo que provoca a sua utilização.
Isto leva à criação de novas alternativas de tratamento destes maxilares edéntulos e atróficos.
As perdas das peças dentárias provoca uma atrofia nos maxilares, devido à falta de carga interna nestas zonas, levando a uma reabsorção do alvéolo, tanto horizontal como verticalmente. Devido à maior estabilidade, próteses suportadas por implantes tornaram-se aceites e recomendadas, na reabilitação das zonas edentulas. O volume adequado de osso é um pré-requisito no sítio onde irá levar um implante, de forma que se consiga uma boa estética e uma boa osteointegração do implante com um bom comportamento biomecânico.
A quantidade do conteúdo ósseo não influenciará a osteointegração, mas afectará consideravelmente a forma e o contorno dos tecidos moles, e implicitamente a estética.
Os parâmetros protéticos como a restauração/eixo do implante e a

Relacionados