Auto Gest O Habitacional Resenha 1

382 palavras 2 páginas
O texto em questão, é uma análise da primeira aula da disciplina Auto gestão habitacional, bem como da sua bibliografia, e abordará, principalmente, os desafios e procedimentos para implantação de políticas públicas habitacionais. Além do tema citado acima a aula também decorreu sobre a história das políticas públicas habitacionais no brasil, utilizando como exemplo diversos empreendimentos construídos ao longo do século XX. Para o entendimento deste texto é necessário ter em mente este, histórico, já que ele não foi reproduzido aqui, contendo apenas as conclusões do autor acerca dele.
A complexidade da sociedade atual tende a tornar cada vez mais complexa a implementação de políticas públicas. Esta última precisa superar uma série de obstáculos, nos quais se destacam, constituição do pensamento moderno que institui fronteira entre os mais diversos setores, a consideração da diversidade regional e a promoção da justiça social.
O primeiro obstáculo relaciona-se à complexidade da dinâmica social e à dificuldade de enfrentar os problemas partindo de ações fragmentadas e desarticuladas. Um exemplo claro é o tempo de duração das políticas que coincidem com o tempo de mandado de seus governantes, fazendo com que as políticas emergenciais sejam favorecidas em função do planejamento a longo prazo. As políticas emergências como o próprio nome sugere, são fundamentais e não podem ser deixadas de lado, mas, muitas vezes estas soluções são paliativas e não resolvem de fato o problema.
O segundo obstáculo trata-se do reconhecimento de que as particularidades culturais, econômicas e sociais têm impacto nas prioridades estabelecidas para um determinado território e, assim, na forma de implementação das políticas públicas habitacionais. É preocupante a forma como as soluções são padronizadas, desconsiderando que em diversas regiões, mesmo em uma única cidade, há formas diferentes de se viver. Pode-se tomar como exemplo as intervenções em favelas. Nos casos de relocações de

Relacionados

  • Tese contabilidade
    34660 palavras | 139 páginas
  • Monografia final - uma história de vida
    52590 palavras | 211 páginas