Auto estima e auto respeito

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Colégio Estadual Inácio Tosta Filho
Auto Estima
&
Auto RespeitO

Alunos: Daniel Chaussê, David Gomes, Felipe Reis,
Wesley Ferreira e Gabriel Moreno
Prof ª: Luciana
Série: 1ºM1

Auto Estima , Auto respeito e auto confiança
TRABALHO DE
FILOSOFIA

Índice

* - Introdução

* - Auto estima

* - Auto COnfiança

* - Auto Respeito

* - Bibilografia

Introdução

Em pleno século 21,com toda modernidade, globalização e evolução da sociedade ainda há quem espere pela aprovação dos outros para agir. Essas pessoas não se conscientizaram, ainda, do mal que causam a si mesmas. Mal sabem que com isso perdem autenticidade, liberdade, conforto e, principalmente, a personalidade, a própria identidade. A necessidade de agradar terceiros, sem se satisfazer primeiro, é extremamenteprejudicial à evolução mental, espiritual e até física. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta de São Paulo Olga Tessari, pessoas que agem desse modo não se amam, e gostar de si mesmo é, inclusive, antídoto contra influências de pessoas indesejáveis. “Infelizmente, quem tem baixa autoestima se deixa influenciar por outras pessoas e, muitas vezes, muda o curso de sua vida por causa delas. Aconsequência é uma vida infeliz justamente porque vão contra seus próprios desejos e planos”, afirma.
Respeitar para ser respeitado. A expressão é bastante conhecida e vale ao pé da letra no âmbito da educação social, nas relações de trabalho, familiar e afetiva entre outras. Porém, só consegue respeitar o próximo aquele que consegue respeitar a si mesmo. E só consegue respeitar a si mesmo aquele que seama. Para quem não sabe, autoestima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Quem não se ama, não se respeita, não tem limites e assim sucessivamente. A vida dessas pessoas tende a não ser das melhores, principalmente porque, geralmente, são negativas, pessimistas. O limite é a prova madura e adulta do amor-próprio e “colocarlimites nas pessoas não é ser agressivo ou mal-educado, mas respeitar a si mesmo em primeiro lugar”.

Auto Estima

A autoestima, diz Dov Peretz, que é um silencioso respeito por si mesmo. Enquanto que, segundo Mauro Rodrígues, o respeito a si mesmo se manifesta através das seguintes formas:
- Atender e satisfazer as próprias necessidades e valores.
- Expressar e manejar de forma conveniente,sentimentos e emoções, sem fazer-se dano nem culpar-se.
- Buscar e valorizar tudo aquilo que o faça a si sentir-se orgulhoso.
A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu auto respeito. Através dela podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses. É formada ainda na infância, utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja,se a criança for sempre oprimida em relação a suas atitudes terá baixa autoestima e se a criança for sempre apoiada em relação à suas atitudes terá autoestima elevada. É importante ressaltar que a criança pode ser apoiada em momentos em que é advertida por alguma atitude, pois em momentos em que ocorrem as advertências dá-se a essa criança o devido valor e ainda a ensina a ter domínio próprio e adistinguir atitudes positivas e negativas.
A baixa autoestima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas. A autoestima elevada, em contrapartida, é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que têm amor-próprio, não vivem em conflito e não são ansiosas e inseguras.
A importânciada autoestima é consideravelmente grande, pois através dela nos identificamos com o eu interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos. Para a contribuição da formação da autoestima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, não critique, não culpe, não rejeite, não humilhe, não frustre e não exponha à perda. Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • auto estima e auto imagem
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto-estima
  • Auto-conceito e Auto-estima
  • Auto-estima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!